Intel Gulftown i7 990-X versus AMD Bulldozer FX-8130P: quem é melhor para SLI de GTX580?

A briga no segmento de altíssima performance parece que ficará interessante, a julgar pelos resultados de um teste comparando a CPU topo de linha da Intel, o Core i7 "Gulftown" 990-X, contra o AMD "Bulldozer" FX-8130P, ambos operando em 4Ghz e ambos empurrando um 4-Way SLI de nVIDIA GTX580.

Intel Gulftown i7 990-X versus AMD Bulldozer FX-8130P: quem é melhor para SLI de GTX580?

Apesar de já sabermos tudo sobre o Intel i7-990X, a nova CPU da AMD ainda permanece como uma incógnita. Nesse teste em particular, sabe-se que se trata de uma amostra de engenharia com frequencia padrão de 3.2 GHz, chegando a atingir 3.7 GHz em todos os núcleos quando o Turbo Core está ativo.

Intel Gulftown i7 990-X versus AMD Bulldozer FX-8130P: quem é melhor para SLI de GTX580?

O objetivo do teste foi principalmente fazer uma comparação de desempenho do nVIDIA SLI em platadormas Intel e AMD. Para tal propósito, foi usada uma mobo Gigabyte X58A-OC com Core i7-990X operando a 4 GHz. No lado verde, usou-se uma Gigabyte 990FXA-UD7 com um AMD FX-8130P também operando a 4 GHz as well.

Gigabyte 990FX

Essa motherboard Gigabyte 990FXA-UD7 tem a interessante característica de operar em esquemas multi-GPU tanto nVIDIA (SLI), quanto AMD (Cross-Fire). 

Gigabyte 990FX

Em ambos os casos foi usado os Beta drivers 275.36, que apresentaram avanços importantes em termos de performance SLI tanto em games como benchmarks, quando confrontados com as versões anteriores.

SLI ou CFX na Gigabyte 990FX

Equipamentos do teste

AMD Bulldozer FX Engineering Sample @ 4 GHz / Intel Core i7-990 Extreme @ 4 GHz
Gigabyte 990FXA-UD7 / Gigabyte X58A-OC
SLI Nvidia GeForce GTX 580 (16+16 PCI-E lines)
OCZ Revodrive SSD
Enermax 1250W
Windows 7 x64 Ultimate, Beta drivers 275.36 for Nvidia graphics cards

Resultado

AMD FX-8130P x Intel Core i7 990X

Conclusão

Os resultados mostram uma superioridade mínima do hexa-nuclear da Intel frente ao tetra-modular da AMD. Entretanto, é precisa considerar que até o lançamento do Bulldozer os drivers da AMD poderão ter melhorado.

Outro aspecto que será interessante observar será o desempenho em Cross-Fire do Bulldozer, com o chipset AMD 990FX e Radeons. De qualquer forma, se esses resultados se confirmarem, e se os preços do Bulldozer se mantiverem nos previstos US$ 300 dólares, a relação custo x benefício, como sempre, estará amplamente a favor da plataforma AMD.

Com informações: PC Tunning

Comentários

  1. Achei que era pra encostar no I7 2600, mas quase pegou o top de thousand obamas! Beeeem interessante :)

    ResponderExcluir
  2. porra sempre a pequena amd surpreende a gigante intel, e esta sempre aparenhado ou melhor que os prossesadores intel,o unico quesito que a amd perde feio pra intel e na propaganda e marketing,nunca vi na tv uma propaganda de prossesadores amd,esse bulldozer e dose de touro mesmo ganhou do i7 980 e agora ficou aparelhado com i7 990..rsrs qual a outra porrada feia qua amd vai dar na intel ...ainda tem um quesito que a AMD ...o preço..nem tudo que e mais caro e o melhor...se liga gente chega de intel

    ResponderExcluir
  3. Não me espanto,pois no passado a AMD dava pau em qualquer Intel.
    Eu digo isso por ter tido as duas plataformas e a AMD é sempre mais confiável.
    Uma pena eu ser proprietário de uma placa Asus com chipset Nvidia,o que não resulta em boa coisa para a força do AMD que uso.

    ResponderExcluir
  4. Ah,se querem placas realmente ótimas e de qualidade,comprem MSI,Foxconn,Gigabyte e com um ótimo chipset que é AMD.Para Intel o chipset Intel é melhor que Nvidia.

    ResponderExcluir
  5. Se vc levar em consideração que a intel tem tecnologia desenvolvida para espalhar no mercado por uns 5 anos , axo difícil a amd conseguir ser mais do que "chegar perto" . A intel brinca de fabricar processadores e lança os bons quando quer ... o problema é que as placas mãe são mais caras e os recursos de placa mãe com memoria mais alta suporte de mhz e acessórios é muito dificil conseguir. Mas não creio que algum dia a amd vá conseguir ganhar da intel.

    ResponderExcluir
  6. Caralho !!! Ninguem reparou que o teste foi só com jogos !!! Vai ficar com resultados sempre proximos, na verdade o que mais foi testado neste teste foi a placa de video. Coloque benchmark's decentes pra testar calculo em multicore de PROCESSADOR, ai veremos a grande diferença !! ;)

    ResponderExcluir
  7. vou espera a segunda geração de processadores Amd. Não é bom sair comprando pois eles vão melhorar e muito ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.