AMD Fusion: a estratégia de marketing

As aguardadas APU's de alta performance Fusion / Llano serão lançadas nas próximas semanas em uma série de eventos promovidos pela AMD. Antes disso, porém, já é possível antecipar, por intermédio destes slides, qual será o posicionamento de marketing desses novos chips.


A AMD irá oferecer APUs Fusion para vários segmentos de mercado, começando com a linha de elevada eficiência energética "G" destinada ao mercado de dispositivos embarcados. Depois temos a série C, para mobile notebooks e a série E, para sub-notebooks. E, finalmente, a série A, para o segmento de alta-performance em laptops e desktops.


Como se sabe, as primeiras APU baseadas no núcleo Bobcat já estão no mercado desde janeiro, mas a AMD está prometendo, também, uma nova série Z dessas APUs, desenhada especificamente para Tablets.


Em termos de Fusion Série A (núcleo Llano), os modelos A4 e A6 serão competidores diretos dos Intel Core i3 e Core i5. Já a série Fusion A8 será mais rápido que os Intel Core i5, e enfrentará os processadores Intel da série i7.


A competição com os Pentiums será feita pelas APU Série E, enquanto a plataforma Brazos destina-se a enfrentar o Intel Atom.


O aspecto interessante desses slides é que a AMD promete um nível de duração de baterias de até 10 horas e 48 minutos, para os AMD Fusion A8-3510MX, uma duração bem superior ao que se observa em laptops equipados com o Intel Core i5-2410M, o qual oferece 6horas e 48m de duração de baterias.


O slide acima evidencia o fato de que as APUs da AMD são mais equilibradas em termos de distribuição de recursos no chip, usado uma alocação equânime entre estruturas x86, gráficos e uncore (chipset, controladores de memória, etc), enquanto as APU Sandy Bridge da Intel optam por uma maior prevalência dos núcleos x86.


O marketing da AMD mostrará as plataformas baseadas nos novos AMD Fusion como notebooks e laptops com disposição para ficar o dia inteiro longe da tomada, o que será uma vantagem bastante interessante em relação aos modelos baseados na plataforma Intel.


AMD Steady Vídeo

Outra novidade que emana dos slides da AMD é o AMD Steady Vídeo, que permite aos usuários retirar imperfeições de vídeos caseiros e também melhorar a qualidade de filmes transmitidos via streaming.


A AMD estima que o número de sistemas baseados nas novas APU Fusion Série A será de 145 em todas as marcas, sendo que mais modelos chegarão ao mercado nos próximos meses.


Comentários