AMD A8-3510MX APU Quad Core: enfim, o Fusion que aguardávamos

Tecnicamente falando, o AMD Fusion foi lançado no começo do ano na forma das APU Zacate e Ontário, chips estes destinados ao mercado de netbooks. E não resta dúvida que essas primeiras APU Fusion da AMD são chips bastante interessantes, mais pelo que podem representar de competição ao Intel Atom no segmento de ultra-portáteis do que performance propriamente dita.

AMD A8 3510MX vs Intel Core i7 2630QM

Isso não quer dizer que Zacate e Ontário são fracos. Não são, são BEM melhores do que qualquer solução Intel ou Intel + NVIDIA (leia-se NVIDIA ION) disponível no mercado até agora. Os Zacate e Ontário são não só mais rápidos que seus concorrentes da Intel - sobretudo no que respeita a performance gráfica, como também consomem menos energia, e, em se tratando de AMD, são mais acessíveis.


A Sony, que não é boba nem nada, colocou rapidamente no mercado um Laptop de 10,1" equipado com Zacate - o Vaio VPCYB19, que se mostrou excelente em qualquer cenário que foi testado, mas principalmente na prática - além dos números frios dos benchmarks. E os outros notebooks e demais sistemas equipados com esses novos chips da AMD vão na mesma linha, como pode ser visto aqui (em Inglês) e aqui (traduzido pelo Google).

Entretanto, Zacate e Ontário não são, como diríamos, "sexy". Não se destinam ao mercado entusiasta, não apresentam ultra-mega-hiper performance, e, convenhamos, superar o Intel Atom não é nem um feito digno de reconhecimento, por razões óbvias.

AMD A8 3510MX vs Intel Core i7 2630QM - especificacoes

Entretanto, hoje, a AMD publicou um post em que traz especificações técnicas e comparativos de performance da aguardada, highly hyped, Fusion com o núcleo Llano. Sim, o Fusion "sexy", com performance de CPU e GPU cavalar, gravado em 32nm SOI, etc e tal. O Fusion que todos esperávamos.

De qualquer forma, o teste de performance mostrado no vídeo acima é um TESTE DA AMD. Evidentemente que a AMD vai mostrar seu novo Fusion onde se sabe que ele vai atropelar o Intel Sandy Bridge mesmo: gráficos. Além disso, não há especificação da frequencia na qual o AMD A8-3510MX operou. Todos os cuidados colocados em pauta, vamos dar uma olhada no que a AMD apresentou hoje.

O vídeo traz um bla-bla-blá inicial que já estamos carecas de saber sobre a mudança no processamento x86, que está migrando para vídeo, etc. Pulemos isso. O que realmente impressiona no vídeo da AMD é a capacidade em multi-tasking apresentada pelo AMD A8-3510MX.

A arquitetura da AMD, com sua GPU bastante poderosa, faz uma coisa que a Intel não consegue com o Sandy Bridge: a CPU entrega para a GPU uma grande parte do processamento. E aí é que está o "pulo do gato" dessa arquitetura da AMD, pois sabemos que se a comparação for em termos de processamento de CPU x86 puro, o Intel Sandy Bridge é mais rápido que o Fusion.

A AMD mostrou o Fusion AMD A8-3510MX com uma GPU Radeon HD 6620M integrada contra um Intel Core i7 2630QM que opera a 2 GHz e equipado com uma GPU Intel HD 3000. Ambos os sistemas com display de 14" 1366 × 768, 4GB de memória DDR3 e um SSD de 128GB.

AMD A8 3510MX vs Intel Core i7 2630QM - Final Fantasy

O aperitivo começa com um benchmark de consumo de energia com os sistemas rodando Final Fantasy XIV. O Fusion AMD A8-3510MX foi visivelmente mais rápido, e consumiu menos. Depois, deixaram o Final Fantasy rodando em backgorund e abriram uma planilha Excel fazendo 2.200 cálculos por segundos.

AMD A8 3510MX vs Intel Core i7 2630QM - Video HD Playback

E para ficar ainda mais intessante, colocaram um vídeo em HD rodando, com o detalhe de que o mesmo vídeo no Fusion AMD A8-3510MX roda em split screen com pós processamento. Mas a carga computacional não parou por ai: com tudo isso rodando, ainda startaram nos dois sistemas uma parte do benchmark SPECviewperf 11 fazendo alguns renders de imagens. Nessa etapa o sistema da AMD está consumindo entre 20 e 25W menos que o Intel. Em termos relativos: algo entre 30% e 35% menos energia. E o AMD é mais rápido.

AMD A8 3510MX vs Intel Core i7 2630QM - 3D Rendering

Enfim, dá para falar em knockout do Fusion em cima do Sandy Bridge? Não, não dá por vários motivos: o teste é da AMD, não foram feitos todos os benchmarks, não tem resultados de jogos, não se sabe as frequencias de operação de CPU e GPU do AMD A8-3510MX, entre outros aspectos.

AMD A8 3510MX vs Intel Core i7 2630QM - Excell benchmark

De qualquer forma, se realmente se essa funcionalidade de hardware dessas novas APU da AMD - divisão de carga entre CPU e GPU do Fusion funcionar direito, a AMD aparentemente terá um chip realmente vencedor em mãos, o que explicaria, inclusive, o afobamento da Intel no lançamento do Sandy Bridge, e que posteriomente revelou-se um desastre - em função do bug nos chipsets, exigindo troca de centenas de milhares de motherbords e sistemas - algo que não deve ter feito os OEM´s propriamente felizes.

AMD A8 3510MX - Fusion APU

No final, o engenheiro da AMD que apresenta o vídeo fala que o AMD A8-3510MX e o Intel Core i7 2630QM têm mais ou menos o mesmo tamanho e a mesma quantidade de transistores.

Comentários

  1. Cara a dias eu estava esperando sair um comparativo desses....

    Mas será que a AMD vai manter os preços baixos? Ou vai fincar a faca como a Intel faz?

    Quando vai estar no mercado será?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.