Notebook Sony Vaio VPCYB19 com AMD Vision. Plataforma Brazos - Fusion Zacate E-350

O Sony Vaio Série YB VPCYB19 faz parte da nova safra de netbooks equipados com a nova plataforma AMD Fusion. Neste caso, uma APU (Acelerated Processor Unit) Zacate E-350, o qual combina na mesma peça de silício dois núcleos x86 (Dual-Core CPU operando a 1.6Ghz) e um processador gráfico (GPU) AMD Radeon HD6310.


Essa plataforma da AMD para sistemas ultra portáteis é conhecida tecnicamente como "Brazos". Entretanto, o consumidor não irá ver nem Fusion, nem Brazos e muito menos Zacate E-350. O adesivo que identifica o hardware desses netbooks é apenas AMD Vision HD.

Sony Vaio VPCYB19 review

Índice de Experiência do Windows

O Windows 7 dispõe de um sistema de avaliação de performance de componentes de hardware, conhecido como WEI, ou Índice de Experiência do Windows. Assim, o sistema operacional atribui uma nota geral para o hardware, além de notas específicas para cada componente básico (CPU, memória, disco rígido, gráficos). O Sony Vaio VPCYB19 o obteve uma nota geral de 3,7, sendo que a nota máxima que poderia ser atribuída seria 7,9.

Sony Vaio VPCYB19 WEI


Como se pode ver, a nota geral é definida pela menor nota obtida pela máquina. Nesse caso, como o WEI apontou 3,7 para a CPU, a nota geral da máquina ficou em 3,7. Entretanto, a experiência do usuário em tarefas como navegação na Internet, por exemplo, é mais influenciada pela capacidade de processamento gráfico que pela CPU. Nesse caso, o Sony Vaio VPCYB19 obteve uma nota bem melhor, que foi de 5,9. Abaixo segue um gráfico comparativo com outros laptops.


Esses benchmarks porém não exprimem adequadamente a experiência do usuário com essas novas máquinas equipadas com o AMD Fusion. Esses novos netebooks, sobretudo por sua elevada capacidade de processamento gráfico, apresentam-se mais rápidos e responsivos que qualquer notebook mais poderoso equipado com processadores Intel Atom e CULV.

O Sony Vaio VPCYB19 vem com 2Gbytes de memória RAM e o sistema operacional é o Windows 7 Home Premium de 64 bits. Entretanto, a Sony deixa pré-instalada também a versão de 32 bits, para o caso de o usuário observar problemas de compatibilidade de aplicações antigas. Obviamente que manter a versão de 64 bits é mais recomendável, pois este é mais rápido e seguro que a versão de 32 bits.


A razão evidente para a ótima performance gráfica é a GPU interna do AMD Fusion, que vem a ser uma Radeon HD 6310, compatível com a API DirectX 11 da Microsoft. Em termos comparativos, essa GPU mostra-se no nível de uma AMD/ATI Mobility Radeon HD 5430. Entretanto, é preciso dizer que este Sony Vaio VPCYB19 é projetado para permitir, sobretudo, a execução de vídeos em alta definição 1080p de forma suave e sem interrupções, em função de sua nova unidade de decodificação de vídeo de 3ª geração UVD3 Engine.



Sendo assim, é a excelência no suporte à reprodução de vídeos em alta definição que sobressai neste Sony Vaio VPCYB19, e não a performance em jogos. A reprodução de vídeos 1080p, inclusive do Youtube, ocorre em excelentes níveis de FPS e com baixo uso de CPU, a qual oscila entre 30% e 40% de uso nessas situações.

Duração de baterias

No lançamento da plataforma AMD Fusion veiculou-se que notebooks equipados com essas novas APU da AMD atingiriam até 11 horas de duração de baterias. Entretanto, é importante apontar que durações dessa ordem só são obtidos com notebooks equipados com o AMD Fusion Ontário (Série C), de menor performance, e, portanto, com menor gasto de energia.


No caso dos laptops mais potentes, equipados com os AMD Fusion Série E (Zacate), com é o caso deste Sony Vaio YB VPCYB19, a duração das bateria fica entre 5 horas e 30 minutos e 6 horas, em uso normal, com a interface Wi-Fi ligada. Em utilizações mais pesadas, o tempo de duração pode cair para menos de 4 horas, como é o caso de utilização em benchmarks de duração de baterias, como BBench.

O monitor do Sony Vaio VPCYB19 apresenta resolução de 1366 x 786 pixels em formato 16:9. No painel frontal verificamos uma entrada para leitor de Memory Stick Duo (o que significa que você pode transferir as imagens de uma câmera digital Sony diretamente para este notebook). Esse monitor mantém a visibilidade da tela mesmo quando observado em um ângulo de até 120º.


Sony Vaio VPCYB19

O teclado, como usual nos Sony Vaio, é de ótima qualidade, e apresenta um tamanho adequado, assim como a usabilidade do touchpad. O Sony Vaio VPCYB19 ainda inclui entradas USB tanto no lado esquerdo quanto no direito. Além disso há saídas HDMI e RGB, para o caso de utilização de um monitor externo.



No lado esquerdo temos o conector de saída de vídeo analógica VGA, a saída HDMI, o sistema de exaustão e conexões USB. Do lado direito temos o interruptor de energia, conexão LAN física, e USB, entrada de microfone e saída de headphone.


Conclusão

As novas APU Fusion Série C e E da AMD são destinadas a produtos de baixo custo, porém oferecendo uma relação balanceada entre preço e desempenho. O fato é que nesse nível de preço que estão sendo lançados esses notebooks (em torno de US$ 550 dólares para este Vaio, no mercado dos EUA), a performance tanto de CPU quando gráfica é muito superior à verificada com os modelos anteriores que usavam a CPU Intel Atom e o chipset NVIDIA ION.

Enfim, para netbooks e nettops e até laptops de entrada de linha, o hardware básico baseado na APU AMD Zacate E-350 é bem mais rápida, e consome menos energia (o que resulta em uma duração de bateria superior) que qualquer solução baseada nos Intel Atom com chipset Intel ou nVIDIA. E o melhor de tudo: é mais barata.

O website AnandTech publicou uma análise detalhada da plataforma Brazos da AMD (a mesma que equipa este netbook). Confira o review clicando aqui. A versão traduzida automaticamente pelo Google Translate está acessível clicando aqui.

Especificações Técnicas
Sony VPCYB19KJ
CPUAMD E-350 (1.6GHz)
Memoria2GB
GraficosIntegrado na CPU
Display11,6 polegadas - widescreen 1366 × 768
ArmazenamentoHDD 320GB
Drive ópticoNão
Wireless IEEE 802.11b/g/n, Bluetooth 2.1
Peso 1.46kg
Duração de bateria6 horas
Sistema OperacionalWindows 7 Home Premium (32 bits)

Comentários