Google Android 3.0 Honeycomb é sério competidor para o Apple iPad

Se você está procurado uma alternativa ao Apple iPad, os tablets com o novo sistema operacional do Google Android 3.0 Honeycomb ao que parece não vai decepcioná-lo. Na última quinta feira o Google soltou um preview de seu novo sistema operacional.

Google Android 3.0 Honeycomb

O Android 3.0 Honeycomb chegará com uma série de novas funcionalidades para os usuários, além de um novo kit de desenvolvimento, para permitir aos programadores criarem novas e melhores apps para os tablets.

As imagens do novo sistema operacional mostra uma interface maior, mais bonita e mais refinada que a dos modelos anteriores. Para começar, o Android 3.0 Honeycomb virá com suporte para processamento multicore, para otimizar o desempenhos das CPUs single e dual core que estarão presentes nos tablets que estão chegando ao mercado. Debaixo do capô há otimizações para a Dalvik VM, a máquina virtual Java que roda as aplicações Android, prometendo melhor performance.

Google Android 3.0 Honeycomb - tela principal
Clique na imagem para ampliar
Nova interface

O Android 3.0 incorpora uma nova e holográfica interface especialmente desenhada para os tablets. A barra de aplicações abertas agora é vista sob todas as aplicações, permitindo uma mudança rápida entre essas aplicações. Outra novidade é o botão "Action" no topo, para permitir um acesso rápido para as funcionalidades mais usadas.

Um novo modo "lights out" irá reduzir a luminosidade de tudo, enfatizando o uso da aplicação que está rodando no momento - funcionalidade útil para quando se está assistindo filmes em full screen. Outro aspecto que chama a atenção são os novos temas com interessantes efeitos em 2D e 3D, permitidos pelo suporte ao Open GL e ao novo motor de aceleração de 3D por hardware denominado Renderscript.

Google Android 3.0 Honeycomb- Multitasks
Clique na imagem para ampliar

Na parte superior da nova interface aparecem novos tipos de widget como a 3D Stack, caixa de pesquisa, relógio e data, calendário, pop-up menu, entre outros. A home screen agora permite um arranjo espacial em todas as orientações permitindo uma rolagem em todas as orientações.

A interface de notificações também foi aprimorada incluindo novos efeitos visuais, como títulos, flags prioritárias, pequenos icones, etc. E o que é melhor: as atuais aplicações para Android irão passar a serem exibidas no novo visual automaticamente.



Novo Web Browser

O browser (navegador) do Android 3.0 incorpora novas funções como anonymous mode, melhor interface para organização de favoritos e histórico, sincronização de favoritos com o Google Chrome, login automático em sites do Google via Google Account. Além disso, temos novos controles multitouch e melhor controle de zoom.

Google Android 3.0 Honeycomb - Browser
Clique na imagem para ampliar

Multimídia

O Android 3.0 também incorporará novas funcionalidades de multimídia, e também um sistema de DRM para proteção contra conteúdo não autorizado. Suportará também o protocolo HTTP Live streaming encontrado nos dispositivos da Apple.

Google Android 3.0 Honeycomb - Widgets
Clique na imagem para ampliar
Assim, as apps serão capazes de entregar musica e vídeos mesmo quando atrás de firewalls e routers, por intermédio de otimização dinâmica de qualidade de streaming adaptativa para o tipo de conexão e velocidade usado em cada momento.

Novo visual das Apps

Assim como a Apple, o Google reescreve o núcleo das aplicações para tirar vantagem dos displays maiores e do formato paisagem. A nova galeria de Appls incluirá visualização de albuns em full-screen, além de novos controles para acesso rápido às fotos.

Google Android 3.0 Honeycomb - cãmera
Clique na imagem para ampliar

A nova App de Cãmera irá trabalhar em full-screen e oferecerá controles manuais para exposure, foco, flash, zoom, cãmera frontal, entre outras funcionalidades adicionais.

Google Android 3.0 Honeycomb - GMAIL
Clique na imagem para ampliar

A interface de contatos também vem com uma cara completamente nova.

Google Android 3.0 Honeycomb - Email nova interface
Clique na imagem para ampliar

A aplicação de Email permitirá a visão de novas mensagens, e oferecerá suporte para abertura de anexos off-line.

Drag and Drop / Copiar - Colar

Google Android 3.0 Honeycomb - copiar e colar
Clique na imagem para ampliar

Outra novidade do Android 3.0 é a funcionalidade de drag-and-drop para apps, com um novo visual no estilo clipboard. Novo funcionamento do Cortar, Copiar e Colar, muito similar ao verificado no Apple iOS. Evidentemente, o novo teclado virtual foi completamente redesenhado e inclui teclas maiores.

Google Android 3.0 Honeycomb - customização
Clique na imagem para ampliar

Esse novo teclado inclui a tecla TAB. O sistema de conectividade Bluetooth também foi aperfeiçoado, permitindo wireless audio streaming para outros dispositivos Bluetooth, tethering (compartilhamento da conexão 3G por meio da interface Wi-Fi) e a habilidade de conexão externa USB.

Comentários