Aplicativo Word Lens do iPhone traduz palavras dentro de imagens

Já experimentou aquela sensação de confusão em um restaurante do exterior? Não seria ótimo poder escanear o menu com o seu iPhone e obter a tradução visual? Hoje isso já é possível, graças ao Word Lens da QuestVisual.


A app desenvolvida para o Apple iPhone, e que chegou ao iTunes na noite passada, é o resultado de um trabalho de dois anos e meio dos fundadores da Quest Visual. O aplicativo, que é pago, oferece, por enquanto, tradução de Inglês para Espanhol, e do Espanhol para o Inglês por US$ 4,99, e usa uma tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres que de tão eficiente, parece mágica.


Segundo os desenvolvedores, o funcionamento é simples: "O Word Lens tenta encontrar as palavras dentro da imagem, e posteriormente aplica um dicionário. Por fim, mostra a imagem na tela do iPhone com a tradução. Atualmente o aplicativo funciona com tradução de palavra por palavra, e é útil se você está tentando entender um determinado prato em um menu, ou um símbolo de trânsito.

Segundo a Quest Visual, as próximas etapas do desenvolvimento do Word Lens é a introdução de mais linguagens. O planejamento contempla a introdução da maioria dos idiomas falados no continente europeu, sendo que o Português, Francês e Italiano são as mais prováveis candidatas a estarem na nova versão. Há também planos para usar o aplicativo para permitir a leitura de livros normais por pessoas com deficiência visual.

Se você tem um Apple iPhone pode começar a experimentar o Word Lens aqui.

Comentários