nVIDIA mostra a GeForce GTX580 rodando Call of Duty: Black Ops

A nVIDIA liberou um vídeo onde o diretor de marketing para a divisão GeForce - Tom Petersen - mostrou alguns detalhes adicionais da nova GPU GeForce GTX580. 


Um dos aspectos mostrados em detalhes foi o novo sistema de refrigeração, chamado Vapor Chamber, o qual, segundo a nVIDIA, tornará a nova placa mais silenciosa e fria.

clique na imagem para ampliar

Vapor Chamber -  GTX580 é dramaticamente fria e silenciosa 

Segundo Petersen, o novo sistema de refrigeração Vapor Chamber é uma espécie de HeatPipe, o que permite níveis excepcionais de temperatura e acústica da nova GeForce GTX 580. Segundo o executivo a nova GeForce não é somente mais fria e silenciosa que a GTX480, mas mais fria e silenciosa que a GTX285.  Nas palavras dele, a GTX580 é DRAMATICAMENTE mais fria e silenciosa que as placas de vídeo anteriores. 

clique na imagem para ampliar

O gráfico acima mostra o nível de ruído gerado pela nova GeForce GTX580 em comparação com a GTX280 e GTX285. A barra da GTX580 é a última a direita, e, à princípio pode-se imaginar que a diferença é pequena. Mas não é, pois a escala acústica de dB é logarítmica. Isso significa que 10dB a mais na escala representa o dobro de ruído. Ou seja, a GTX580 ao que parece faz a metade do barulho de uma GTX280 quando rodando Crysis em 1920 x 1200.

Tessellation de múltiplas camadas

Outro aspecto mostrado no vídeo é sobre o Tessellation. O Tessellation tradicional é de apenas uma camada, entretanto, na nova GeForce GTX580 está implementado o chamado Tessellation Multilayer, também conhecido como Tessellation Hierárquico ou Dinâmico. Em um demo chamado "Alien x Triangules" criado pela engenharia da nVIDIA, mostra-se uma renderização real time de um alien com múltiplas camadas de Tessellation, o que permite a mutação de sua forma física, como mostrado no vídeo.

 
Clique na imagem para ampliar

Observe no vídeo que foram usadas no total três camadas de Tessellation, sendo que a final aplicou um tipo de infecção no alien, comprometendo sua movimentação. Segundo Petersen, essa nova funcionalidade facilitará em muito o desenvolvimento de animações, pois não depende de arte, já que basta aplicar uma nova camada de Tessellation ao objeto, com a renderização sendo feita automaticamente.

Posteriormente foi mostrada também uma cidade nos quais todos os prédios apresentam Tessellation em suas texturas, o que confere um grau de realismo jamais visto. Essa cidade tem, segundo Petersen, mais de 5.000 fontes de luzes e o sistema está processando mais de 2 bilhões de polígonos simultaneamente.

Clique na imagem para ampliar

E, finalmente, a nVIDIA GeForce GTX580 rodando Call of Duty: Black Ops, em um demonstração em que o game rodou de forma extremamente suave na nova placa, chamada pela nVIDIA, de a mais rápida GPU DX11 do planeta

Clique nas imagens para ampliar

Confira o vídeo abaixo.

Comentários