AMD mostrará o Bulldozer em funcionamento na próxima semana

Os últimos dias têm sido pródigos em rumores sobre a nova linha de CPUs AMD Bulldozer. A informação atual é de que o cronograma de lançamento desses chips antecipado. O Fusion Llano chegará ao mercado no fim do primeiro trimestre, enquanto as primeiras CPU baseadas na nova arquitetura Bulldozer estariam disponíveis entre abril e maio de 2011, ou seja, no segundo trimestre de 2011, um pouco antes do Llano.


O primeiro CPU AMD Bulldozer será o de codinome Orochi, com 8 núcleos de processamento. A AMD prepara a primeira apresentação pública do novo CPU já para a semana que vem, durante o AMD Analyst Day. O Orochi é um chip destinado ao mercado de servidores e será compatível com os atuais sockets C32/G34 usados pelos AMD Opteron Magny-Cours.

Os AMD Bulldozer destinados ao segmento de desktops (codinome Zambezi) também chegariam ao mercado entre abril e maio de 2011, usando, porém, o novo socket AM3+, o que significa que no começo de 2011 a AMD estará colocando no mercado, simultaneamente, um novo socket, uma nova linha de CPU gravada em um novo processo de fabricação - Global Foundries 32nm.

Os primeiros Bulldozer Zambezi para desktops também disporão de 8 núcleos de processamento ostentando um TDP entre 95W e 125W e 8MB de cache L3. No segundo semestre de 2011 chegariam ao mercado os modelos Bulldozer menos potentes: as verões de 6 núcleos de processamento com 8MBytes de L3, e as versões de 4 núcleos com 4MBytes de cache L3.

Todos os novos Bulldozer disporão da versão 2.0 da tecnologia de aceleração AMD Turbo Core, presente atualmente nos hexanucleares Thuban. Além disso, o controlador de memória integrado será dual-channel DDR3 com velocidade de até 1866MHz.

Cada um dois 8 núcleos do Zambezi/Orochi são formados por 4 múdulos de dois núcleos, cada módulo dispondo de 2MBytes de cache L2, todos compartilhando o cache L3 de 8MBytes, o que significa que a quantidade total de cache dos AMD Bulldozer de 8 núcleos será de 16 Mytes, ou seja, uma elevação de 77% em relação aos modelos atuais da AMD.

Junto com os novos CPU, a AMD irá introduzir os novos chipset AMD Serie 900, compatíveis com as novas CPU Bulldozer Zambezi. As novas CPU Bulldozer, o novo chipset AMD 900 e as GPU AMD Radeon HD6000 formarão a plataforma AMD Scorpius, destinada ao segmento de alta performance.
Fontes: XbitLabs Semiaccurate

Comentários