Teste / Análise Notebook Sony Vaio VPC-EE23EB/WI AMD Athlon II Dual-Core P320 / HD4200 / Tela 15,5"

O notebook Sony Vaio VPC-EE23EB é o modelo mais acessível da famosa e tradicional linha Vaio à venda no Brasil, mas nem por isso ele deixa de exibir seu nível de qualidade excepcional, além de se mostrar uma máquina extremamente rápida, e com um ótimo processador gráfico capaz de rodar jogos e exibir filmes em HD com fluidez.

Sony Vaio AMD VPC-EE23EB é bom?

O notebook Sony Vaio VPC-EB-17FB é baseado na plataforma AMD Vision da linha 2010, de codinome Danube, neste caso composta por uma CPU AMD Athlon II P320, um processador gráfico (vídeo) AMD Mobility Radeon HD4200 e o chipset AMD RS880M, configurando-se em um conjunto equilibrado e rápido.

Clique na imagem para ampliar

A plataforma Danube passou por aperfeiçoamentos importantes sobretudo no que respeita a eficiência energética, o que permitiu a esses processadores operarem em temperaturas menores, além de consumirem menos energia, permitindo maior autonomia das baterias.


Acabamento

O Notebook Sony Vaio VPC-EE23EB/WI mostra o tradicional cuidado e esmero no acabamento da Sony. O notebook transpira qualidade em todos os aspectos, desde os materiais usados para revestimento, no teclado emborrachado e nos detalhes em alumínio anodizado.


Outro aspecto importante é o design. Como disse o poeta Vinícius de Moraes, "Beleza é Fundamental", e nesse ponto o VPC-EE23EB/WI também se destaca: o estilo é esbelto, limpo, elegante e discreto - uma peça que pode ser deixada na sua sala, pois certamente irá valorizar o ambiente.


Monitor de 15,5"

O Sony Vaio VPC-EE23EB conta com um monitor 15,5" em formato 16x9 e que permite resolução de até 1366 x 768. Essa tela maior permite a utilização de um teclado numérico associado ao teclado tradicional, um detalhe que facilita bastante a digitação, e é fundamental quando se está migrando de um desktop para um notebook.


CPU - AMD Atlhon II P320

O processador do Sony Vaio VPC-EE23EB integra a plataforma Vision da AMD. Trata-se de uma unidade de dois núcleos de processamento (Dual Core), com frequencia de operação de 2.1Ghz, compatível com instruções 64bits, 1MByte de cache L2, link HT (Hyper Transport) com velocidade de 3.6Gb/2, FPU (Unidade de Cálculos em Ponto Flutuante) de 64 bits. O processo de fabricação é o Global Foundries 45nm.



GPU - Processador Gráfico AMD Mobility Radeon HD4200

Outro componente integrante da plataforma AMD Vision é o processador gráfico AMD / ATI Mobity Radeon HD4200. Essa GPU, apesar de não ser uma placa gráfica discreta (off-board), pois vem integrada ao chipset AMD RS880M, apresenta um rendimento excepcional, bem superior às soluções gráficas integradas da Intel, como Intel HD Graphics e G45.


A AMD / ATI Mobity Radeon HD4200 permite rodar a maioria dos jogos em níveis aceitáveis de FPS (frames por segundo) e assistir a vídeos em alta resolução, tendo em vista que essa GPU conta com uma engine de vídeo UVD2 (comercialmente conhecido como Avivo HD), que decodifica vídeos em alta definição, retirando da CPU este trabalho, e, portanto, reduz o consumo de energia, diminui o ruído do sistema, e permite uma ótima visualização de vídeos de HD.



Memória - 4GBytes DDR3

A CPU AMD Athlon II P320 conta com um controlador integrado de memória capaz de operar com memórias DDR2 ou DDR3. O padrão DDR3 é o mais moderno, operando em velocidades maiores, e consumindo menos energia.


A escolha da Sony para o Sony Vaio VPC-EE23EB foi pelo padrão mais atual - 4Gbytes de memórias DDR3, composto de duas unidades de 2GBytes cada uma, operando em Dual Channel - esquema que eleva ainda mais a velocidade de acesso à memória, e melhorando o desempenho do sistema como um todo.

Sistema Operacional - Windows 7 Home Basic 64bits

O sistema operacional do Notebook Sony Vaio VPC-EE23EB/WI é o Windows 7 64 bits na versão Home Basic. Essa versão de 64 bits é, em média, 15% mais rápida que a de 32 bits, além de ser mais estável e menos susceptível à vírus e demais ameaças eletrônicas.


Além disso, como se trata de uma versão de 64 bits, esse sistema operacional é capaz de gerenciar todos os 4GBytes de memória RAM disponíveis no Sony Vaio VPC-EE23EB/WI (a versão de 32 bits só consegue gerenciar até 3.2Gbytes).



Autonomia da bateria

As baterias do Sony Vaio VPC-EE23EB/WI permitem uma autonomia de 3 horas, podendo variar um pouco dependendo do tipo de aplicação usada.

Demais recursos

O Sony Vaio VPC-EE23EB/WI conta com um hard-disk de 320GB, saídas HDMI (que permite ligar o notebook em uma TV de alta definição), 4 interfaces USB 2.0, saída VGA, saída para fones de ouvido, mic-in monoaural, DC In.

Teclado Sony Vaio AMD Athlon P320

Outro aspecto a se considerar é que o Windows 7 Home Basic 64 bits, além de ser um sistema operacional moderno, seguro e rápido, ele é capaz de lidar corretamente com processadores de dois núcleos como o AMD Athlon II P320.

Sony Vaio AMD Radeon HD4200

Sendo assim, a nossa recomendação é a de que, em hipótese alguma, o sistema operacional seja substituído pelo Windows XP, por várias razões: o Windows 7 é mais seguro e veloz que o XP, além do fato de que a substituição do sistema operacional exige os drivers dos dispositivos, os quais não estão disponíveis para XP.

Testes de performance

Índice de Experiência do Windows

O Windows 7 dispõe de um sistema de informações de desempenho do hardware, conhecido como WEI - Windows Experience Index, ou Índice de Experiência do Windows, o qual faz um diagnóstico do notebook classifica os diversos componentes (processador, memórias, processador gráfico, hard-disk) com notas que variam de 1 a 7,9.


O WEI fornece notas específicas para cada componente, e também faz uma classificação geral do notebook, que é, na realidade, a menor nota obtida por qualquer dos componentes testados.

O Sony Vaio VPC-EE23EB/WI recebeu nota geral 4,1. Essa nota, porém, é um pouco injusta, para o que este notebook oferece. Como se pode verificar, a nota geral da máquina ficou limitada pelo desempenho no requisito "desempenho da área de trabalho do Windows Aero". Ocorre que qualquer nota acima 3,0 já é suficiente para a ativação do Aero, sendo muito pouco relevante se é 4,1 ou 7,9, e, além disso, essa versão Home Basic do Win 7 não vem com o Aero ativado, tornando irrelevante essa nota.

Por outro lado, a performance do Sony Vaio VPC-EE23EB/WI em jogos, aplicações visuais e multimídia será balizado pela nota atribuída pelo Windows para o item "Gráfico de jogos", no qual obteve 5,3. Sendo assim, acredito que a nota "justa" do WEI para esse notebook seria 5,3.

Ranking Notebooks - Índice de Experiência do Windows (Gráficos para jogos)




WPrime - 32M - 37,4 segundos



Ranking - wPrime 32M - Notebooks



Conclusão

O Sony Vaio VPC-EE23EB/WI é um ótimo notebook, rápido e com o tradicional padrão de acabamento da Sony. Além disso, é uma máquina bela, com um design moderno e limpo, e que transmite muita qualidade - a mesma sensação verificada nos notebooks da Apple.

Sony Vaio VPC-EE23EB/WI review


Uma coisa que me impressionou foi a responsividade do Sony Vaio VPC-EE23EB/WI. Alguém que esteja acostumado com notebook equipado com o Intel Core i3-330M e HD Graphics (como o Sony Vaio VPC-EB-17FB ou o HP DV4 2030 BR)  irá ter a nítida sensação que este notebook é mais rápido, tendo em vista sua maior agilidade na resposta aos comandos dos usuários.

O desempenho gráfico também é muito bom, pois o AMD Radeon HD4200 mostra-se adequado tanto para tarefas do dia a dia, como reprodução de vídeos em HD e jogos, inclusive alguns mais pesados, desde que não se abuse do nível de detalhes e na resolução. Em geral é possível jogar em níveis intermediários de detalhes.



Por um preço médio de R$2.100 reais, o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI mostra um ótimo compromisso entre qualidade de acabamento, performance e preço, constituindo-se em uma excelente relação custo x benefício.

O que falta é um leitor de Blue Ray (disponível em versões mais caras) e um leitor de Sim Card 3G, que permitiria acoplar um cartão de acesso dentro do notebook, evitando o uso dos modens externos. Enfim, o VPC-EE23EB/WI é o Vaio mais barato que o seu dinheiro pode comprar. E não decepciona.

Comentários

  1. OI queria trocar o processador e placa de vídeo do VAIO vpcee23eb. è possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível colocar um processador quad core, fica perfeito.

      Excluir
    2. Você sabe quais processadores compatíveis para a troca?

      Excluir
  2. Bom dia! Quero saber se existe uma versão de 17 polegadas de tela deste modelo.

    ResponderExcluir
  3. Esse modelo foi fabricado com uma moldura fraca. Ela racha com antes dos 12 meses de uso. A trinca aparece no canto superior e é provocada simplesmente pelo "abre e fecha" do equipamento. Experiência própria. Talvez, no meu caso, especificamente, a dobradiça estivesse desregulada e exigindo mais força do que outros equipamentos de mesmo modelo. O que importa é que estou com ele rachado até hoje (no canto superior direito e esquerdo), pois a Sony informou que a garantia não cobre as peças externas por "uso indevido" (abrir e fechar).
    Quem quiser ver a novela, visite o reclame aqui:
    http://www.reclameaqui.com.br/2426914/sony-brasil-ltda-e-sony-style/decepcao-com-garantia-do-sony-vaio-e-autorizada-longtech/

    ResponderExcluir
  4. O meu tambem rachou no mesmo lugar de fato um defeito de fabricação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O meu ainda nao rachou e já fez mais de 01 ano que tenho ele e estou satisfeita, ele é perfeito, talvez azar de vcs ter a moldura do abre e fecha a quebrar, realmente é bom analisar o produto qnd for comprar... Minha sorte ate agora é ele não ter quebrado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ludmila, tem gente que não tem cuidado...
      Assim como comentei abaixo, o segredo é o bom manuseio do notebook..

      Excluir
  7. Tenho esse notebook e uso direto faz muito tempo....
    Quanto a essa fragilidade do abrir e fechar, é muito relativo.
    Como em qualquer notebook, ele deve ser aberto sempre segurando pelo centro dele, perto da câmera.
    Tem gente que tem mania de segurar pela lateral para abrir..
    Isso acaba forçando mais uma das dobradiças ocasionando a rachadura da carcaça ou até mesmo a quebra perto da dobradiça.
    O cuidado é importante para a preservação do produto...

    ResponderExcluir
  8. Realmente fiquei impressionado com o desempenho desse notebook, tenho um
    em perfeito estados, estou muito contente com ele.

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima máquina, tenho um e está super conservado,mas o problema dele é o chipset que esquenta e descola a solda e aqui na minha cidade fui desenganado quanto o seu conserto;Por gentileza tenho algum amigo que poderia me informar onde posso comprar está peça, sou da cidade de Bauru SP,desde já agradeço a possível ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Uma ótima máquina, tenho um e está super conservado,mas o problema dele é o chipset que esquenta e descola a solda e aqui na minha cidade fui desenganado quanto o seu conserto;Por gentileza tenho algum amigo que poderia me informar onde posso comprar está peça, sou da cidade de Bauru SP,desde já agradeço a possível ajuda.

    ResponderExcluir
  11. A bateria desse notebook é boa alguém pode me informar? Como melhorar o desempenho dele pra economizar mais energia?

    ResponderExcluir
  12. A bateria desse notebook é boa alguém pode me informar? Como melhorar o desempenho dele pra economizar mais energia?

    ResponderExcluir
  13. Excelente máquina, é uma pena a Sony do Brasil ter parado de fabricar!
    A minha durou mais de 6 anos, deu problema na Placa Mãe e não compensa consertá-la.

    ResponderExcluir
  14. TEM COMO AUMENTAR A MEMORIA DELE?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas