Review Sony Vaio VPC-EB-17FB com Intel Core i3-330M, HD Graphics e Blue-Ray

O Sony Vaio VPC-EB-17FB é um notebook baseado na família de processadores móveis Intel Core i3-330M e no processador gráfico Intel HD Graphics, ambos processadores presentes no mesmo encapsulamento, formando um conjunto monolítico. 


O sistema operacional do Sony Vaio VPC-EB-17FB é o excelente Windows 7 64 bits na versão Home Premium, e o monitor é de 15,5" com resolução de 1366 x 768, ainda contando dom 4GB de memórias DDR3 e uma unidade de disco rígido de 500GB.


Sony Vaio VPC-EB-17FB também conta com uma unidade ótica DVD Player com capacidade de reproduzir discos gravados no formato de alta definição Blu-ray, além de gravar e reproduzir CD e DVD.


O teclado do Sony Vaio VPC-EB-17FB vem no padrão ABNT (Português) e conta ainda com teclado numérico - um aspecto que auxilia bastante a digitação, sobretudo de trabalhos extensos e planilhas.


A bateria tem duração estimada, segundo a Sony, de 3,5 horas, porém, em nossos testes, dificilmente o Sony Vaio VPC-EB-17FB conseguiu manter-se longe da tomada por mais do que 3 horas ininterruptas.


Tendo em vista seu drive ótico com capacidade de reprodução Blue-Ray, o Sony Vaio VPC-EB-17FB conta com uma saída HDMI, a qual permite enviar a imagem e o som do notebook para uma televisão de alta definição HD.


Além da saída HDMI, o  Sony Vaio VPC-EB-17FB também dispõe de três saídas USB 2.0 (3), Conector e-Sata, saída VGA, e entradas para fones de ouvido e microfones externos. Há também uma interface de rede Wi-Fi integrada e Bluetooth.

Processador - CPU - Intel Core i3-330M

O processador do Sony Vaio VPC-EB-17FB é o Intel Core i3-330M, o qual dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,16 GHz. Apesar de ser um processador de dois núcleos, dispõe da tecnologia HT (Hyper-Treading) o que faz com que cada núcleo seja visto pelo sistema operacional (Windows 7) como dois núcleos, totalizando, portanto, 4 núcleos, sendo dois núcleos reais e dois núcleos virtuais.


O Intel Core i3-330M é fabricado com a mais moderna tecnologia de fabricação da Intel, de 32nm, o qual produz um chip que consome pouca energia, mas mesmo assim, entrega uma excelente performance, mais do que suficiente para as tarefas normais do dia a dia, como elaboração de textos e planilhas, além de navegação na Internet.



Entretanto, a CPU Intel Core i3-330M do Sony Vaio VPC-EB-17FB tem potência suficiente para encarar trabalhos mais pesados, como edição de imagens, vídeos e sons, situação na qual sua tecnologia HT (Hyper Threading) será ainda mais notada.


Em termos de desempenho, o Intel Core i3-330M equivale Intel Core 2 Duo P8600 de 2,4 GHz, o que é surpreendente, pois o P8600 é um dos processadores topo da linha anterior móbile da Intel. Entretanto, apesar de ter um nível de desempenho desse, ele ainda consome menos energia, o que faz com que o Sony Vaio VPC-EB-17FB fique mais tempo longe da tomada, pois a autonomia da bateria aumenta.

Processador Gráfico - Intel HD Graphics

A unidade de processamento gráfico do Sony Vaio VPC-EB-17FB é o Intel HD Graphics, processador este que vem junto com o Intel Core i3-330M. Trata-se de uma placa de vídeo integrada (on-board), mas que apresenta um nível de desempenho adequado para o que se propõe, ou seja, navegação na Internet, exibição de vídeos em Alta Definição, e até mesmo alguns jogos mais leves, como o The Sims.

Memória

O Sony Vaio VPC-EB-17FB vem com um 4 GBytes de memórias DDR3 - que é o padrão mais atual e rápido de memórias, com velocidade de 1066 MHz. 

Sistema Operacional - Windows 7 Home Premium

O SSony Vaio VPC-EB-17FB vem com o sistema operacional Windows 7 na versão Home Premium 64 bits, o que é uma ótima escolha pois permite o aproveitamento total dos 4GB de memórias DDR3, e ainda dispõe interface AERO, que torna a aparência da área de trabalho muito mais interessante.


Outro aspecto a se considerar é que o Windows 7 Home Premium 64 bits, além de ser um sistema operacional moderno, seguro e rápido, ele é capaz de lidar corretamente com processadores como o Intel Core i3-330M, pois o Windows 7 sabe diferenciar os núcleos reais e virtuais dessa CPU, o que permite alocar as tarefas para o hardware de forma a maximizar o desempenho.


Sendo assim, a nossa recomendação é de quem, em hipótese alguma, o sistema operacional seja substituído pelo Windows XP, por várias razões: o Windows 7 é mais seguro e veloz que o XP, e ainda é o único que consegue lidar adequadamente com processadores modernos como o Intel Core i3-330M. E, não menos importante, a substituição do sistema operacional exige os drivers dos dispositivos, os quais não estão disponíveis para XP.

Testes de performance

Índice de Experiência do Windows


Ranking Notebooks - Índice de Experiência do Windows (Gráficos para jogos)




WPrime - 32M - 27,4 segundos


Ranking - wPrime 32M - Notebooks






Conclusão

O Sony Vaio VPC-EB-17FB é um excelente notebook, com um acabamento externo excepcional, um design moderno e limpo, e que transmite muita qualidade - a mesma impressão observada nos notebooks da Apple.

Além disso, o Sony Vaio VPC-EB-17FB é um notebook extremamente rápido, que não vacila aos comandos do usuário, e terminando as tarefas de forma muito rápida, além de se mostrar muito responsivo - o notebook não é só rápido, mas ele também parece rápido, pois as aplicações e programas abrem com muita rapidez.


Apesar desse desempenho, ele opera em baixas temperaturas, sendo quase gelado, e duração da bateria atinge quase três horas de duração mesmo em uso intenso.


Em termos de gráficos, o processador gráfico Intel HD Graphics do Sony Vaio VPC-EB-17FB é excelente para tarefas normais do dia a dia, e pode ser usado também para reprodução de vídeos em HD sem problemas, além de jogos mais leves. Entretanto, jogos mais pesados não serão adequados para este notebook, o que indica que se é esta a intenção principal com o notebook, o ideal é procurar um notebook com processador gráfico (GPU) discreta.

*OBS: Os testes de desempenho foram conduzidos em um Sony Vaio VPC-EB-15FX que é o equivalente americano do Sony Vaio VPC-EB-17FB