AMD mostra detalhes das APU Fusion Ontário e Zacate

A AMD revelou informações mais precisas sobre as novas APU Fusion de baixa dissipação energética que chegarão ao mercado no começo de 2011. Os dois chips são APU Fusion Ontário e APU Fusion Zacate, amos com dois núcleos de CPU baseados na nova arquitetura AMD Bobcat.


Dentro do mesmo chip há uma GPU compatível com o DirectX11, derivada das GPU Radeon encontradas nas placas gráficas discretas, e que foram responsáveis por dar à AMD a liderança tecnológica e de mercado no segmento de processadores gráficos.

Plataforma Brazos

A novas APU Fusion Ontário e Zacate farão parte da plataforma "Brazos", destinada a equipar notebooks, netbooks e desktops com tais APUs, sendo que os dois chips serão de dois tipos:


  • APU Fusion Zacate: TDP De 18W destinado a notebooks ultrafinos, desktops e modelos all-in-ones
  • APU Fusion Ontário: TDP de 9W destinados a equipar netbooks, pequenos desktops e outros dispositivos.

Ambas as APUs de baixa potência usam núcleos Bobcar e são plenamente compatíveis com DirectX11, DirectCompute (interface da Microsoft para programação em GPGPU) e OpenCL (padrão de interface multi-plataforma de programação multi-core x86 acelerada por GPU). Além isso, as duas APU Fusion incluem uma unidade dedicada UVD para decodificação de vídeos em alta definição, com resoluções até 1080p.

A AMD mostrou as APU Fusion em comparação com moedas polonesas e de Euro.



E também uma imagem do núcleo físico dessas duas APUs Fusion de baixa potência.

Fonte: AMD

Comentários