AMD Fusion Zacate x Intel Core i5 520M no game City of Heroes

Depois do vídeo da AMD, agora surge outro mostrando uma comparação entre a performance gráfica da nova APU AMD Fusion Zacate rodando o game City of Heroes comparada ao mesmo game rodando no Intel Core i5-520M. (Update 15/09/2010: números atualizados com o update do AnandTech).


O vídeo abaixo mostra um notebook baseado no Intel Core i5 520-M obtendo entre 14 e 19FPS no jogo  City of Heroes. O Zacate, por sua vez, logrou atingir entre 27 e 34FPS, o que é duas vezes a performance do Intel HD Graphics, e coloca o Zacate no mesmo nível de desempenho gráfico do novo Intel Sandy Bridge.


Como pode ser visto acima, a diferença de desempenho é brutal a favor da nova APU da AMD: no vídeo, o primeiro sistema a executar o jogo é baseado na APU Fusion Zacate, e, em seguida, é mostrado o mesmo jogo executado na plataforma Intel.

Benchmark Internet Explorer 9


No benchmark do Internet Explorer 9, acima, o AMD Fusion Zacate atingiu 47 FPS, enquanto o Intel i5-520M conseguiu 51FPS.

Benchmark Psychedelic (IE9)

Um outro benchmark usado para aferir a diferença de desempenho foi o Psychadelic, que é uma aplicação  HTML5 completamente acelerada pela GPU. Novamente um equilíbrio, com o AMD atingindo 1769 revoluções / minuto, enquanto o Intel Core i5 520M chegou a 1769 revoluções / minuto.

Batman Arkham Asylum

Outro teste foi no game Batman, onde o AMD Fusion Zacate, com 16 FPS, mostrou-se 33% mais rápido que o Intel Core i5 520M (12 FPS).


A APU Fusion Zacate é chip de baixa dissipação de energia, com TDP máximo de 18W, e direcionada ao segmento de notebooks e desktops do segmento mainstream.

Notebooks com baterias de mais de 10horas de duração

O que mais impressionou os nossos colegas do website LaptopMag, porém, nem foi a performance gráfica do Fusion Zacate, mas a forma como ele permaneceu frio durante todo o teste. Após a demonstração, a AMD convidou o jornalista a tocar no dissipador do sistema e constatou-se que o mesmo estava à temperatura ambiente. A AMD infomou também que, em laboratórios, o Fusion Zacate é colocado em funcionamento, por alguns minutos, sem o dissipador, e não apresenta qualquer problema.

Além disso, a AMD disse que os novos notebooks baseados no Fusion apresentação duração de baterias superior a 10 horas.

AMD vai dar conta de atender a demanda?

O desempenho gráfico do AMD Fusion Zacate parece realmente promissora, mas desempenho não é tudo. Nesse mercado insanamente competitivo, é necessário performance, baixa dissipação de energia E capacidade de produção.

E é exatamente neste último aspecto que estão as maiores interrogações e dúvidas sobre o Fusion. Segundo o website TechEye, a AMD terá problemas sérios com a disponibilidade do Fusion. Tendo em vista que o Fusion Zacate e Ontário serão feitos pela TSMC, e sabendo do histórico de problemas desta, não é difícil imaginar o problema que a AMD poderá ter pela frente.

Segundo o TechEye, os volumes de produção do Fusion Zacate/Ontário estão muito abaixo do desejável para um mercado de alto volume de vendas como o de netbooks, e "não há nenhuma chance de a AMD conseguir atender a demanda".

Ou seja, a procura pelos chips Fusion da AMD tende a ser muito elevada no primeiro trimestre de 2010, mas a AMD não terá condições de atender nem uma fração disso.

Fonte: LaptopMag AnandTech TechEye

Comentários