AMD Fusion Llano : primeira foto pública

Desde 2006 que a AMD vem falando que "The Future is Fusion". Na Computex 2010 ocorreu a primeira exibição pública de um chip Fusion em funcionamento. Recentemente, em Berlin, surgiu o primeiro chip Ontário, assim como as especificações. E, agora, o mais aguardado dos Fusion: o Llano.



Quem vai vencer a guerra dos processadores híbridos ainda precisaremos aguardar um tempo para saber se Intel ou AMD, mas uma coisa é certa, a AMD já venceu a primeira batalha: a da nomenclatura. "Fusion" já é o nome de uma nova categoria de processadores - APU - na designação da AMD.

A Intel terá seu "Fusion" - o Sandy Bridge. A nVIDIA espera fazer um "Fusion" também. "Fusion" já se tornou uma marca de uma categoria. Funcionários da Intel são ouvidos falando que "o Sandy Bridge é a nossa versão do Fusion". Sem dúvida a primeira batalha do marketing já foi vencida pela AMD.

A próxima batalha é a da disponibilidade. Quem vai chegar antes? A existência de um chip, como o mostrado nessas imagens pode indicar alguma coisa, como a chegada ao mercado "muito antes do que as pessoas estão imaginando". Mas a AMD pode estar esperando a Intel definir a política de preços do Sandy Bridge para colocar suas cartas na mesa.

De qualquer forma, é grandiosa a luta que será travada por espaço de mercado. Em termos de desempenho, a AMD deve entregar melhor performance gráfica (GPU), enquanto a Intel deve oferecer uma CPU melhor.  Então, a briga vai ficar pelas mensagens publicitárias. Se a Intel enfatizar que seus gráficos são ótimos, ela corre o risco de elevar a importância dos benchmarks de GPU, área na qual ela certamente irá perder para a AMD. Que, por outro lado, terá o desafio de mostrar que sua CPU fica no nível da oferecida pela Intel.

O AMD Fusion Llano é um processador com 4 núcleos de processamento x86, e uma GPU integrada compatível com DX11. Enquanto a nVIDIA luta para tentar oferecer uma GPU DX11 abaixo de US$ 150 dólares antes do Natal, o AMD Fusion vai entregar uma quase de graça.

Fonte: KitGuru

Comentários