Rumor: novo Apple TV poderá usar o AMD Fusion

A Apple TV é uma pequeno computador parecido com o MacMini e que tem a finalidade de ampliar as possibilidades de entretenimento de uma TV, a qual é conectado via HDMI e oferece uma série de possibilidade adicionais, com0 aluguel e compra de filmes em HD na Apple Store, entre outras finalidade.

Apple TV poderá usar AMD Fusion

Entretanto, o Apple TV clama por uma atualização de hardware, tendo em vista que usa atualmente uma combinação para lá de jurássica: Intel Pentium M de 1Ghz associado a uma NVIDIA GeForce 7300. O mais recente boato é que a nova versão do Apple TV virá com a nova APU Fusion da AMD.

O rumor partiu do Digitimes, sendo que o Semiaccurate introduziu alguns aspectos adicionais que agregam argumentos adicionais que podem levar a Apple na direção da AMD. Uma das opções da Apple seria o Intel Atom associado a um NVIDIA ION, o que, entretanto, é altamente improvável dado o estado deteriorado no relacionamento da Apple/NVIDIA (o último Apple iMac baniu as GPU da NVIDIA de seu hardware, concentrando-se exclusivamente nas AMD/ATI).

Usar os processadores gráficos integrados da Intel é uma opção que não passa pela cabeça da Apple, a qual despreza sistemativamente as GPU Intel. Associe-se a isso o fato de o FTC ter acabado de abrir todas as portas da Apple para a AMD ao limitar a vigência dos contratos de exclusividade que a Intel podem manter com seus parceiros, e temos um avenida aberta para o AMD Fusion.

Que conta com algumas vantagens adicionais, como, por exemplo, redução de componentes. O AMD Fusion com sua competente GPU integrada permite que a Apple use apenas um componente no Apple TV, sem precisar adicionar um unidade de processamento gráfico. Esse aspecto tornar-se ainda mais importante dado o fato de que os atuais Apple TV apresentam um aquecimento excessivo - com a temperatura da superfície chegando a 40ºC.

Uma outra linha de rumores aponta que a Apple poderá usar o seu próprio processador ARM A4 - o qual é usado no Apple IPad - no Apple TV. Esse hardware é capaz de reproduzir vídeos HD em 1080P com facilidade. O ônus de usar o Apple ARM A4 seria a necessidade de desenvolvimento de uma nova interface do usuário, tendo em vista que a atual roda em CPU X86.

Apple TV

O que fica claro é que ou a Apple usará o AMD Fusion ou o seu próprio processador ARM, tendo em vista que nem a NVIDIA e tampouco a Intel dispõem do hardware que a Apple quer. A solução da Intel é pobre no requisito gráfico, e a necessidade de redução de custos torna inviável o uso de uma GPU discreta.

A nova versão do Apple TV deve começar a ser produzido em dezembro e a comercialização no começo de 2011, momento no qual saberemos se tais rumores procedem.

Fonte: Digitimes via Semiaccurate

Comentários