Comparativo de performance: Intel Sandy Bridge x Intel Core i7 720M

A nova safra de CPUs Intel baseadas na arquitetura Sandy Bridge já vem apresentando alguns números interessantes de performance. A informação mais recente advém de um comparativo de performance entre uma CPU Intel Core i7 720M 1.6Ghz e uma CPU Sandy Bridge operando também na mesma frequencia (1.6Ghz), ambos submetidos - não simultaneamente - aos testes de performance do website Geekbench.



Segundo tais dados, o ganho de performance da arquitetura Sandy Bridge sobre a Nahalem é, em média, de 20%, mas esse ganho não é linear, pois há diferenças na implementação do Turbo Boost, o qual se reflete em uma performance relativa inferior em single-thread, mas, por outro lado, mostra ganhos superiores a 50% em algumas tarefas multi-thread.

Os números do Intel Core i7 720M foram obtidos aqui, e os do Sandy Bridge, aqui. A compilação dos resultados segue abaixo.

Performance em cálculos de inteiros / single thread


Performance de cálculos em ponto flutuante / single thread
Performance de cálculos de inteiros / multi-thread


Performance de cálculos em ponto flutuante / multi-thread

Performance da memória

Cinebench 10

Além dos resultados acima, há um vídeo mostrando um processador mobile Sandy-Bridge rodando o Cinebench 10 (Cinema 4D) simultaneamente a um Intel Core i7. A análise do vídeo feita no fórum Planet3D mostrou que o Sandy Bridge atingiu uma 19641 pontos nesse teste, o que é compatível com o tempo de execução, que foi de 44s.

Isso significa que essa CPU Intel Sandy Bridge destinada a notebooks apresentou uma performance similar à de um Intel Core i7 975X.



Fonte: Citavia

Comentários