Performance: Intel Sandy Bridge x AMD Fusion Llano

Os resultados de performance de quatro CPU´s Intel Sandy Bridge rodando cálculos em ponto flutuante e de inteiros no sistema BOINC. Como já tínhamos os dados de duas CPU AMD Fusion Llano rodando a mesma aplicação, é possível estabelecer um gráfico comparativo de performance dessas novas CPU Intel e AMD que chegarão ao mercado entre o final de 2010 e começo de 2011.

Intel Sandy Bredge x AMD Fusion Llano

A primeira consideração que precisa ser feita sobre os dados acima é que não há informação sobre a freqüência de operação dos AMD Fusion Llano, entretanto, como já informado anteriormente, esse nível de performance é similar a uma CPU AMD Phenom II operando em frequencia entre 1.3 e 1.6Ghz.

Além disso, temos considerações no que respeita a arquitetura. As novas APU Fusion da AMD, como sabemos, são formadas por núcleos de CPU e de GPU (SIMD) no mesmo chip. Ocorre que informações anteriores oferecidas pela AMD, sabe-se que a AMD pretende que os cálculos de Floating Point (FP) sejam executados pela GPU, ao invés da CPU.

Arquitetura interna de uma APU AMD Fusion

Entretanto, uma mudança dessa exige otimização dos softwares e também de drivers, e não é possível saber efetivamente se o AMD Fusion Llano objeto das estatísticas aqui mostradas está executando os cálculos de FP nos núcleos x86 ou pelo núcleo SIMD (GPU).

De qualquer forma, é altamente provável que os números desses testes do Fusion sejam de cálculos de FP sendo executados nos núcleos x86, tendo em vista que um núcleo SIMD (GPU) é muitas vezes mais rápido nesse tipo de operação que um núcleo x86.


O primeiro gráfico (que contém o comparativo de performance) foi feito com base nos seguintes dados:

Intel Sandy Bridge Stepping 3, 2.2GHz
Intel Sandy Bridge Stepping 2, 2.0GHz
Intel Sandy Bridge Stepping 0, 2.2GHz
Intel Sandy Bridge Stepping 3, 2.4GHz
AMD Fusion Llano (Windows)
AMD Fusion Llano (Linux)

Comentários