Intel confirma lançamento dos processadores Sandy Bridge em dezembro de 2010

A Intel confirmou que a próxima geração de processadores Core i3, i5 e i7 baseados na nova arquitetura Sandy Bridge estarão sendo entregues já neste ano de 2010, o que significa provavelmente existirão computadores equipados com tais processadores no mercado no final do ano.

Intel Tick Tock

Sandy Bridge é uma nova arquitetura baseada no processo de fabricação atual de 32nm, com cache L2 de 256Kb e 8MB decache L3, mas com a inovação de incorporar um processador gráfico (GPU) no mesmo die da CPU. Além disso, eles oferecerão suporte às novas instruções AVX (Advanced Vector Extensions) - destinadas a aceleração de conteúdo gráfico.

Segundo a Intel, a velocidade de processamento de cálculo em dupla precisão poderá quadruplicar (4x) se as aplicações forem otimizadas para usar as instruções AVX, o que se configura em um importante ganho de performance. Além disso, a Intel informa que o AVX não é apenas um novo set de instruções, mas também permitirá a execução de instruções antigas de forma mais rápida.

A AMD, por sua vez, também incorporará as instruções AVX em sua nova geração de processadores baseados na arquitetura Bulldozer.

Outro benefício do uso das instruções AVX será a ampliação da eficiência energética das CPU, permitindo um crescimento significativo da performance, o que terá impacto no mercado de dispositivos móveis - com maior performance e duração das baterias.

Comentários