IBM, Intel e AMD em números: comparativo de resultados financeiros

Com os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2010 já publicados para Intel, AMD e IBM, é possível estabelecer um quadro comparativo de tamanho dessas empresas, em termos de faturamento, lucro e margem bruta de lucro.


O gráfico abaixo mostra uma comparação entre o faturamento trimestral dessas três empresas. Como se pode observar, em termos de receita, a IBM é 2,19 vezes maior maior que a Intel, que, por sua vez, é 6,54 vezes maior que a AMD.




A seguir temos o comparativo de lucro entre IBM, Intel e AMD. Observe que o dado da AMD é negativo, tendo em vista que ela reportou prejuízo no período. O aspecto interessante é que a Intel, mesmo tendo uma receita global que é menos que a metade da IBM, em termos de lucro, a Intel, com US$ 2,9 bilhões,  se apresentou muito próxima à IBM com US$ 3,4 bilhões de dólares.


E, por fim, um número relativo, que é a margem de lucro, calculada na relação entre a receita operacional e o receita global. Aqui mostra um destaque grande da Intel com sua expressiva margem de 67%. IBM e AMD ficam em torno de 45%.


Comentários