Atheros e Wilocity desenvolvem o wPCIe - PCI Express sem fio

As empresas Atheros e Wilocity estão desenvolvendo uma tecnologia denominada wPCIe, e que permitirá a conectividade de dispositivos PCI Express sem fio. As primeiras amostras devem começar a chegar ao mercado no próximo ano, e permitirão monitores, dispositivos externos e armazenamento e até placas gráficas sejam conectadas sem a necessidade de conexão física.

PCI Expresse Wireless


Essa nova interface usará as faixas de frequencia de 2.5Ghz e 5Ghz de forma a não ocorrer interferência nas atuais faixas de frequencia Wi-Fi.

Os detalhes dessa nova tecnologia podem ser encontrados aqui. O modelo da Wilocity prevê uma "DockZone" - um conjunto separado de slots PCIe onde os poderão ser conectados interfaces eSata, FireWare, USB 3.0, entre outros, sendo que os sinais de tais conexões serão recebidas pelo notebook através da interface Wi-Fi.

A velocidade de conexão prometida para tais conexões é de 5Gbps, o que, apesar de ser significativamente superior aos 600Mbps das conexões Wi-Fi N, ainda é pouco para permitir o uso de uma placa gráfica de alta performance.

A conexão da DockZone com o notebook poderá ser feito pela mesma interface Wi-Fi usada para a conexão de redes sem fio. Além disso, a tecnologia será transparente para o sistema operacional, o que significa que dispositivos PCI Express conectados remotamente serão vistos pelo SO como instalados localmente na máquina.

Tendo em vista que as amostras de engenharia do produto chegarão no começo de 2011, a disponibilidade dessa tecnologia para consumidores só deve acontecer no final de 2011.

Fonte: TechReport

Comentários