As novas funcionalidades do Windows 8

A data de lançamento prevista para o novo sistema operacional da Microsoft - Windows 8 - é o primeiro trimestre de 2012, mas algumas novidades já começam a surgir na Internet. Somando informações oficiais e oficiosas (provenientes de rumores e boatos), o que se sabe até agora do Windows 8 segue abaixo.



Internet Explorer 9 - O IE 9 será lançado ainda neste mês de agosto ou no máximo em setembro, o que significa que o Windows 8 virá com o IE9 como padrão.

Windows Store (ou Windows App Store) - Se funciona para a Apple (iTunes), Android (Marketplace) e até mesmo Blackberry, então provavelmente irá funcionar também para a Microsoft. A irá adicionar uma espécie de "loja" para o Windows 8, onde poderão se adquiridos todo o tipo de aplicativo compatível com o Windows 8, e não apenas os vendidos pela Microsoft.

Suporte nativo para novos hardwares - O Windows 8 oferecerá suporte para USB 3.0 e Bluetooth 3.0. O USB 3.0 opera com com velocidade entre 3 a 5 Gbs de taxa de transferência e facilitará a vida de quem usa discos rígidos externos e scanners. Bluetooth 3.0 permite conexões mais rápidas e funciona em conjunto com o wireless para fornecer velocidade de transmissão de até 24 Mbit / s. Outra novidade é a possibilidade de o padrão Bluetooth 4.0.

Boot mais rápido - A Microsoft sabe que o BIOS está morto e o novo EFI (Extensible Firmware Interface) irá diminuir o tempo de boot e permitir que alguns recursos interessantes que o BIOS não fornece. Com o EFI no lugar do BIOS, o tempo de carga do sistema operacional deve cair de algumas dezenas de segundos para poucos segundos.

Novas tecnologias de reconhecimento facial e de detecção de movimento - Como quase todos os netbooks e laptops vêm com webcams, isto permite que a Microsoft incorpore funcionalidades que façam uso da câmera para melhorar a experiência do usuário. Sendo assim, o Windows 8 reconhecerá, por exemplo, que o proprietário do entrou na sala, e irá fazer toda a inicialização do sistema, deixando ele pronto para o login.

Aperfeiçoamento na funcionalidade touch screen - funcionalidade que ganha impulso com o sucesso do Apple iPad em particular, e da onda dos Tablets em geral.

Criptografia de disco para todos - Hoje, apenas as versões Ultimate e Professional do Windows 7 oferecem o BitLocker, mas essa funcionalidade serão um componente padrão do novo Windows 8.

Suporte nativo a novos formatos de mídia - o Windows 7 reconhece poucos formatos de mídia não desenvolvidos pela Microsoft, mas isso, ao que parece, irá mudar: AVC HD, 3D, MPEG-4, e até mesmo alguns codecs H.264 estarão presentes nativamente no Windows 8.

Backup / Restore Melhorado - O WIndows 8 terá a capacidade de criar pontos instantâneos de estado de sistema, e permitir que os usuários retornem o sistema para pontos anteriores sem perda de dados.

Fonte: Icrontic

Comentários