Versão de teste do Firefox em 64-bits já está disponível

A mudança das aplicações para o ambiente de 64 bits está levando mais tempo do que o esperado. Desde o lançamento do primeiro processador de 64 bits em escala comercial - o AMD Opteron - em abril de 2003, e, posteriormente, em setembro do mesmo ano, do Athlon 64, os consumidores já têm esse tipo de hardware disponível.



Apesar de já terem se passado quase sete anos, muitas aplicações ainda não foram adaptadas para tirar proveito dessa arquitetura. É fato que muitas aplicações profissionais já estão disponíveis para rodar em ambientes 64 bits, mas o Firefox não era uma delas.

A espera, porém, parece que está chegando ao fim. Após muitos anúncios e informações vazadas, a versão de teste do Firefox 64 já está disponível para testes. Segundo o planejamento, o Firefox 4.0 provavelmente já oferecerá suporte para processadores 64 bits, sendo que tal versão será lançada no final de novembro deste 2010.

O principal problema com as versões de 64-bit é a incompatibilidade com praticamente todos os add-ons para o Firefox. O Adobe Flash, por exemplo, está disponível na versão de 64-bits apenas para o Linux.

Esta versão de 64-bits é uma Alpha, e ainda está em desenvolvimento, motivo pelo qual deve ser usada apenas com o propósito de testes.

O link para fazer o download da versão Alpha do Firefox 64-bits segue abaixo:

ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-central

Comentários