Teste de performance: Safari 5 x Chrome x FireFox x Opera x IE

A Apple anunciou na semana passada a o Safari 5, a mais nova versão de seu navegador, que incorpora uma série de novas funcionalidades e de ganhos de performance, como DNS pre-fetching e otimizações na engine JavaScript Safari Nitro. Segundo a Apple, o "Safari continua a ser o líder de performance".


Para averiguar se há convergência entre o marketing da Apple e os fatos, o website Arstechnica promoveu um comparativo entre o Safari 5 e seus concorrente Chrome, Opera, Firefox e Internet Explorer 9, tanto na plataforma Mac OS X quanto Windows 7 (o IE9 não foi testado em Mac OS X tendo em vista não dispor versão para este sistema operacional).

Os testes incluíram benchmarks JavaScript, Google V8 Benchmark, e Mozilla Dromaeo. Foi também averiguada a performance com aceleração por GPU, através do teste Microsoft HTML5 "Flying Images".

Os hardware´s usados foram os seguintes:

  • Apple: Mac Pro 8 núcleos / 10GB RAM e duas ATI Radeon 2600XT
  • Windows: Intel Core 2 Duo 2.67Ghz / 4GB RAM e ATI Radeon HD4830









Conclusões

Em geral o Safari 5 não se mostrou mais rápido nem que o Safari4, especialmente no ambiente Windows. No geral, o Google Chrome é Opera são os navegadores mais rápidos em execução de JavaScript.

Comentários