Teste CPU AMD Athlon II X2 M320 + ATI Mobility Radeon HD4200 no HP DV4 2112 BR

O nosso colega Gustavo_Japa comprou um HP DV4 2112 BR e fez um review sobre este Notebook, o qual reproduzimos aqui. É importante ressaltar que este HP DV4 2112 BR testado pelo Gustavo não está com as configurações originais de fábrica, tendo em vista que ele substituiu os 3GB de memória RAM por outros dois módulos de 4GB, além de instalar o sistema operacional Windows 7 Ultimate de 32 bits  (o HP DV4 2112 BR vem com o Windows 7 Home Basic de 32 bits).


HP DV4 2112 BR é um notebook baseado na plataforma móvel da AMD: Tegris, a qual é composta pelo chipset RS880M/SB750 e de um processador da família Caspian, gravado em 45nm, que pode ser dos modelos Athlon M3XX ou Turion II X2 M5XX. A principal diferença entre os processadores AMD Atlhon M3XX e os Turion II M5XX, é que os Turion dispõem de uma FPU (Unidade de cálculo em ponto flutuante) de 128 bits, sendo que os Atlhon II M3XX usam uma FPU de 64 bits.

Outro aspecto a se considerar é que a plataforma Tigris da AMD está sendo subsituída pela plataforma móvel Nile. Os processadores Athlon II e Turion II da nova plataforma são um avanço em relação ao Turion X2 e Turion X2 Ultra de primeira geração.

Os novos AMD Atlhlon II X2 e Turion II apresentam uma performance, em média 15% superior, e, em função do processo de gravação mais refinado (45nm no Turion II, contra 65nm no Turion I), trabalham a temperaturas significativamente menores, e consomem bem menos energia (o que se reflete na duração das baterias).

Processador AMD Athlon II M320




A tabela acima mostra todos os processadores da família Caspian.  O HP DV4 2112 BR vem equipado com o Athlon II M320, que dispõe de 2 núcleos do processamento (X2), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, um cache total de 1MB (2x512KB), e o link HT (Hyper-Transport), responsável pela comunicação entre o processador e os demais sub-sistemas, trabalhando em 1600Mhz (o Turion II X2 M500/M520 têm link HT que opera a 1800Mhz).



Como todos os notebooks integrantes da família Vision, o HP DV4 2112 BR vem equipado com um processador gráfico (IGP) Mobity Radeon HD4200, que, apesar de não ser uma placa gráfica dedicada, mas on-board (integrada ao chipset), apresenta uma performance excelente, permitindo rodar a maioria dos jogos em níveis aceitáveis de FPS (Frame por segundo), assistir a vídeos em alta resolução.


O HD4200 também contém uma engine de vídeo UVD2 (comercialmente conhecido como Avivo HD), que decodifica vídeos em alta definição, retirando da CPU este trabalho, e, portanto, reduz o consumo de energia, diminui o  ruído do sistema, e permite uma ótima visualização de vídeos de HD.

Fotos do HP DV4 2112 BR


Como pode-se observar, o padrão de acabamento do HP DV4 2112 BR é de elevado nível, com materiais de boa qualidade e agradáveis ao toque. As superfícies são revestidas com um material brilhante, que confere um aspecto muito agradável e sofisticado ao notebook.

Benchmarks

3D Mark 03




SuperPI


WPrime 32M - 39,433s




WEI - Índice de Experiência do Windows




Especificações Técnicas

Nome do produtodv4-2112br
Número do produtoWG156LA
MicroprocessadorProcessador móvel AMD Athlon II Dual-Core M320 de 2.10GHz, com tecnologia VISION a partir do AMD
Cache do microprocessador1 MB de cache de nível 2
Memória3 GB
Memória máxima8 GB
Disco rígido320 GB (7200)
Unidade multimídiaSuperMulti 8X DVD±R/RW com tecnologia LightScribe e suporte a dupla camada
MonitorMonitor WXGA HD diagonal de 14,1 polegadas, widescreen e tecnologia BrightView (1280 x 800)
Placa de redeBaseT LAN Ethernet 10/100 integrada
Conectividade sem fio802.11b/g

Bluetooth
SomAltec Lansing com SRS Premium Sound
TecladoCompatível com 101 teclas
Dispositivo apontadorTouch Pad com botão Liga/Desliga e pad de rolagem horizontal e vertical dedicado
Slots de PC Card1 slot para ExpressCard/54 (também suporta ExpressCard/34)
Portas externas
    Leitor integrado 5-em-1 de mídia digital para cartões Secure Digital, MultiMedia, Memory Stick, Memory Stick Pro ou xD Picture3 Universal Serial Bus (USB) 2.01 VGA1 RJ-452 saídas de fone de ouvido1 entrada de microfoneHDMI eSATA + USB1 porta de expansão 3 para notebook1 IEEE 1394 Firewire (4 pinos)1 IV de consumidor (receptor remoto)
Alimentação
    Bateria de íons de lítio com 6 célulasAdaptador AC de 65 W
O que vem na caixaWebcam com microfone integrado

Controle remoto HP

Leitor de impressão digital integrado
Conclusões do Gustavo:

"Acabamento

O acabamento é ótimo! O notebook tem acabamento black piano (obviamente não embaixo) e vários desenhos de círculos prateados. Muito bonito mesmo!

Teclado
Sempre elogiei o teclado da HP/Compaq. Com esse não é diferente. Muito bom: silencioso, rápido e possui as teclas levemente abauladas. Infelizmente é o mesmo modelo de teclado de notebooks mais antigos da empresa (os teclados dos novos Acer são bem mais bonitos). No geral, gostei bastante.

TouchPad
Com certeza é a parte que mais chama atenção: Todo cromado. No entanto, na configuração padrão ele é meio esquisito, parece que acelera demais quando passa o dedo muito rápido. Vários usuários tem reclamado que o dedo fica prendendo, mas com o tempo você acostuma. Uma configuração que ajuda bastante é ir em Painel de Controle -> Mouse -> Toque – Sensibilidade do toque; daí você ajusta de acordo com o gosto.

Video
O vídeo é um show à parte! A HD4200 é excelente! Não fica longe da HD3200, o desempenho é semelhante. Sem muitos comentários, até porque existem muitos reviews na Internet sobre esse vídeo onboard.

Som
A qualidade do som me impressionou positivamente. Tem uma altura boa e saem sons limpos, sem distorções. Mas esse modelo não tem subwoofer, sinceramente me faz uma falta.

HD
Esse também foi uma surpresa. Fabricado pela Seagate e pertencendo a família Momentus, ele tem capacidade de 320GB (até aí nada demais), mas roda a 7.200rpm e possui 16MB de cache. Acredito que, pela alta rotação, ele contribua com as vibrações que tem nesse notebook e a baixa duração da bateria.

Um recurso que ele possui, mas fica pouco à mostra é o HP 3D Guard. Faz basicamente o mesmo que aqueles DELLs com sensor de queda. Testei aqui e não vi muita diferença (muita gente reclamava desse recurso da DELL). Só percebi que o LED do HD fica alaranjado quando, por exemplo, coloco o notebook em cima da mesa.

Conexões
Sem muitas novidades. O legal é que tem HDMI e eSATA. HDMI hoje em dia é essencial pra quem quer ligar facilmente o notebook à TVs mais novas. O eSATA compartilha uma porta USB, ou seja, dispositivos USB e eSATA são conectados na mesma porta. Fiquei meio confuso na hora, mas encaixou beleza o meu pendrive.

Bateria
Bom, aqui o DV4-2112BR peca bastante. Apesar de ser de 6 células, a bateria é bem fraca. Estou pra dizer que a HP está para baterias assim como a Motorola (pelo menos até o último Motorola que tive, Motorola V9). Não deve durar mais que 2,5 horas, mas não sei dizer com exatidão porque, assim como o dv6232br, não é exibido o tempo restante de bateria (me acostumei tanto que acho ruim quando não tem).

Temperatura
Essa é uma questão importante que afasta muitos potenciais compradores desses notebooks HP com processador AMD.

Apesar do processo de fabricação ter evoluído nesses Athlon e Turion II (baseados no Phenom e Athlon II do desktop) devo admitir que a temperatura é meio alta. Apesar de estarmos perto do inverno, com temperaturas bem amenas, jogando a temperatura no diodo chega fácil aos 70ºC. No verão essa temperatura deve chegar aos 90ºC, provavelmente.

Na BIOS tem uma opção que permite deixar o FAN ligado o tempo inteiro. Claro que a deixei ligada pra não ter dores de cabeça com temperatura. Mas ainda assim, quem estiver muito paranoico com temperaturas, melhor procurar um notebook com plataforma Intel (de preferência com a família Core ix).

Digitando esse texto e ouvindo música, a uma temperatura de 17ºC, o núcleo está a 49ºC e o HD a 40ºC. Nada quente, mas onde está o HD está morninho e o barulho do FAN me incomoda um pouco. Quando chega uns 75ºC no diodo, o FAN acelera bastante, mas nada extraordinário. O Lenovo Y430 era bem mais barulhento quando ficava bem quente e o dv6232br parece que nunca acelerava. Eu até diria que esse notebook é mais silencioso que o meu PS3 Fat de 40GB.

Conclusão
Assim que abri a caixa e peguei o notebook, troquei um dos módulos de memória pra totalizar 4GB de RAM e logo formatei e instalei o Windows 7 Ultimate x86. Até o momento não houve perda de desempenho e o sistema operacional roda com bastante agilidade, no entanto, o S.O. só reconhece 3,5GB de RAM (antes só reconhecia 2,75GB). Mas isso é normal, mesmo que se instale um sistema 64 bits, acredito que a quatidade de memória reconhecida será a mesma. Essa parte que falta parece reservada ao video onboard."

Comentários

  1. Caro amigo, gostei muito de todos os comentários a respeito do notebook HP Pavilion dv4-2112br. Eu tenho um igual, a respeito de super aquecimento, eu passei por esse problema, isso depois de um ano e meio, aconteceu que ele deixou de funcionar, levei então ao técnico, feito então a revisão, foi encontrado no laudo, problema de superaquecimento que terminou causando problema no processador e VGA,então teve que fazer uma substituição da ventoinha e vários processo que otimize um bom funcionamento da máquina, foi um sufoco, poderia ser algo pior, mais enfim passou graças a Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.