Seis pesos pesados da tecnologia se juntam para acelerar o Linux

Entre todos os anúncios da Computex 2010 esta semana, talvez o mais surpreendente de todos foi o anúncio de uma coalização de seis pesos pesados da indústria de tecnologia para acelerar a adoção do sistema operacional de código aberto (open source) Linux.


As seis tech stars  que irão cooperar são ARM, Freescale, IBM, Samsung, ST-Ericsson e Texas Instruments. Apesar de essas empresas competirem entre si no mercado de tecnologia, elas estão formando uma nova organização que tem a finalidade de acelerar a adoção e o lançamento de dispositivos baseados em Linux.


Com o nome de Linaro, a organização sem fins lucrativos formada no processo de cooperação, planeja investir pesadamente em projetos de código aberto, cujos resultados poderão ser usados por distribuições Linux como Android, limo, Meego, Ubuntu e webOS.

"Linaro irá fornecer uma base estável e otimizada para as distribuições e desenvolvedores, criando novas versões otimizadas de ferramentas, kernel e middleware certificado para uma ampla gama de SoCs (System on Chips), a cada seis meses ", disseram as companhias no comunicado para a imprensa.

Os primeiros softwares e ferramentas de desenvolvimento têm o lançamento previsto para novembro deste ano de 2010, e e irão contemplar otimizações para a última linha de processadores ARM Cortex-A. O foco da Linaro, em um primeiro momento, parece ser o de smartphones, mas a organização planeja estar presente em outros segmentos de mercado no futuro.

A Linaro será composta incialmente pelas seis empresas citadas acima, mas há a expectativa de mais adesões quando a organização crescer.

Comentários