Intel: GPUs são "somente" 14 vezes mais rápidas que as CPUs

O Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores (ISCA) realizado na França foi o palco de mais um round na disputa entre dois gigantes do mundo da tecnologia: Intel e nVIDIA. Em um relatório entitulado de "Desfazendo o mito de que GPUs são 100 vezes mais rápidas que CPUs", a Intel acabou por confirmar que as GPUs são "somente" 14 vezes mais rapidas que as CPU´s.



Não demorou muito para a nVIDIA usar o documento da Intel a seu favor, publicando no blog oficial o documento da Intel, e mostrando outras evidências da superioridade de performance das GPUs frente às CPUs.

Outro aspecto a ser considerado é que o documento da Intel comparou uma CPU Intel Core i7 960 com uma nVIDIA GeForce GTX280, a qual, como sabemos, já foi sucedida pela GeForce Fermi GTX480, que apresentou um grande avanço exatamente em termos de desempenho GPGPU.

Apesar de aparentemente satisfeita com o relatório da Intel, a nVIDIA não poupou críticas à metodologia usada pela Intel nos testes. Segundo a nVIDIA, os testes da Intel foram feitos sem qualquer tipo de otimização para tirar proveito das capacidades de processamento paralelo das GPUs.

Para corroborar a tese, a NVIDIA publicou uma série de benchmarks feitos por várias instituições - inclusive acadêmicas - mostrando situações nas quais as GPUs podem ser até 300 vezes mais rápidas que as CPUs. Seguem os links:



Fonte: NVIDIA

Comentários