AMD Fusion Llano Tri Core e Fusion Ontario Dual Core em testes

De acordo com algumas estatísticas BOINC - sistema de computação cooperativa da Universidade de Berkeley similar ao Folding@Home - já existem algumas APU Fusion em laboratórios executando cálculos há um mês.

Os sistemas em questão são os seguintes:

Os sistemas operacionais usados são Windows Server 2008 64 bits e Linux. Uma especificação "Model 0 Stepping 0" para todas as APU indica que são as primeiras amostras de engenharia.

Ao que parece são dois sistemas rodando diferentes sistemas operacionais em momentos diferentes. O número de núcleos (2 para o Ontario, 3 para o Llano) e a quantidade de memória RAM é a mesma. Um aspecto interessante é o cache dos AMD Fusion Ontário, o qual é listado como 512 kB em alguns casos, chegando, porém, em outras situações a 488 kB, 24 kBytes menor que o valor total. Uma explicação pode ser o sistema de gerenciamento de energia o qual reduz o tamanho total do Cache L2 em resposta a uma menor demanda computacional com a finalidade de poupar energia.

A relação entre performance em cálculos de inteiros para a performance de cálculos em ponto flutuante é de 3.1 para o AMD Fusion Llano 1 e 3.9 (+26%) para o AMD Fusion Llano 2 (rodando em Linux, provavelmente com um driver otimizado). Como comparação, um sistema baseado no AMD Phenom II X6 Thuban apresenta taxas de 3.7 para 3.2. Esses números dos AMD Fusion indicam que a AMD pode ter aprimorado o Turbo Core, o que já era esperado para tais APUs.

A taxa do AMD Fusion Ontario foi de 2.3 o que indica uma redução do número de unidades de inteiros nos núcleos Bobcat.

Em termos comparativos, a performance do núcleo AMD Fusion Llano é equivalente à observada em um núcleo AMD Phenom II Deneb operando de 1.5 a 1.9Ghz. Já a performance do Ontário nesses testes é equivalente a um núcleo de uma CPU AMD Phenom II Deneb operando em 1.3 GHz para cálculos em inteiros, sendo que em cálculos de ponto flutuante de precisão simples equivaleria a um núcleo Deneb operando em 1.6Ghz.

Importante ressaltar que os benchmarks BOINC somente medem a performance em single core performance.

Fonte: Citavia

Comentários