Zotac ZBOX HD-ID11 é um dos primeiros PC´s com nVIDIA ION2

Há dois meses atrás a nVIDIA anunciou o lançamento da nova geração da GPU ION, conhecida como ION2, e que dispõe de versões com 8 ou 16 Stream Processors (ou núcleos CUDA, na nomenclatura da nVIDIA).



Essa nova geração nVIDIA ION2 é basicamente uma GPU, o que difere do conceito de seu predecessor, o qual era um chipset com um processador gráfico integrado. O ION2 foi projetado para trabalhar em conjunto com um processador da linha Intel Atom Pine Trail, e, assim, modelos comerciais de máquinas com essa configuração começarão a surgir no mercado ao longo dos próximos meses.

Os drivers para o nVIDIA ION2 ainda não são as versões finais, e os produtos ainda não estão completamente prontos para chegar ao varejo. Apesar disso, alguns fabricantes já estão na fase final de colocação de produtos no mercado.

O primeiro deles deve ser o Zotac HD-ID11-U, um nettop baseado no processador bi-nuclear Atom D510 e em uma GPU NVIDIA com 16 núcleos ION2 que dispõe de um sub-sistema de memória dedicado de 512MB DDR3.


Os primeiros testes com esses sistemas devem começar a surgir nas próximas semanas, apesar de, como apontado anteriormente, os drivers para o nVIDIA ION2 não serem as versões finais.

o sistema suporta 6 portas USB, saídas HDMI e DVI, eSATA, Ethernet, saída ótica de áudio, microfone e fone de ouvidos, assim como um leitor de cartões de memórias flash. Internamente ele dispõe de espaço para um HD Sata de 2.5" (ou SSD) e dispõe de um único slot para 1 pente de memória DDR2.

Fonte: AnandTech

Comentários