Momentus XT: o disco rígido híbrido (SSD) da Seagate

Os discos rígidos tradicionais estão se tornando, cada vez mais, em importantes limitadores da performance dos sistemas. A solução técnica para isso são os SSD - Disco de Estado Sólido -, mas estes ainda estão em preços inviáveis.

A Seagate está lançando um modelo híbrido de disco-rígido tradicional com um SSD de 4GB embutido. Esses 4GB são grandes o suficientes para trabalhar como um cache rápido e com tamanho suficiente para armazenar os dados da maioria das aplicações.

O SSD que vem embutido no Momentus XT vem equipado com 4GB de SLC NAND flash, que é um tipo de memória flash de melhor qualidade que o usualmente MLC encontrado nos SSD mais baratos. A garantia fornecida pela Seagate para o equipamento é de 5 anos.

O Momentus XT é um HD com 2.5" e está disponível em três tamanhos de 250, 320 e 500GB. Todos os três com 32MB de cache e velocidade de 7,200rpm. A interface é SATA 3Gbps.

A Segate diz que o seu disco rígido híbrido tem a performance de um SSD, mas um teste do Storagereview mostra que o HD híbrido da Seagate, apesar de mais rápido que os HD tradicionais, sendo comparável aos Western Digital VelociRaptor 600GB 10.000 ROM em alguns testes, ainda fica longe da performance de um SSD.

Fonte: Semiaccurate

Comentários