Intel MIC Knights Corner: arquitetura Larrabee, 22nm, mais de 50 núcleos, em 2011


Na semana passsada a Intel anunciou que estava cancelando o lançamento de uma placa gráfica baseada na arquitetura Larrabee.

Ao que parece a Intel está direcionando a equipe que estava trabalhando na GPU Larrabee para o aperfeiçoamento do Intel HD Graphics - seu atual processador gráfico.

Em termos de arquitetura, porém, o Larrabee continua, sobretudo no segmento de High Performance Computing (HPC). Denominada de MIC - Many Integrated Core - a nova arquitetura da Intel para o segmento de computação de alta performance incorpora os resultados das pesquisas da Intel no Larrabee e em computação paralela.

Sendo assim, o primeiro produto da Intel derivado do Larrabee será o MIC Knights Corner, o qual será fabricado no processo de 22nm e terá mais de 50 núcleos de processamento. O lançamento do Intel Knights Corner deverá ocorrer em 2011.

No campo dos rumores, nenhuma das funcionalidades de GPU do Intel Knights Corner foi removida, o que pode indicar que o projeto de uma GPU discreta baseada no Larrabee não está completamente descartado.

O Intel Knights Corner ambiciona o mesmo mercado que a NVIDIA Tesla, entretetanto, a existência do suporte a instruções x86 dá ao chip da Intel uma grande vantagem, em função da ampla gama de aplicações desenvolvidas baseadas nessas instruções, além da familiaridade dos desenvolvedores.

A Intel espera avançar na área de aplicações que já se beneficiam dos múltiplos núcleos de processamento (físicos e lógicos) dos processadores XEON. Nesse sentido, a migração de aplicações desse segmento para o Intel Knights Corner seria relativamente simples, o que permitirá uma rápida adoção dessa nova arquitetura.

Fonte: Intel

Comentários