Intel cancela a GPU Larrabee e afirma que não irá entrar no mercado de placas gráficas discretas

Bill Kircos, Diretor de Produtos da Intel, colocou um post em seu blog com o título “An Update on our Graphics-Related Programs”. No Blog, Bill aponta os planos futuros da Intel.

Assim, a prioridade da Intel é com os processadores gráficos integrados e uma maior atenção em programação para processadores de múltiplos núcleos, dentro do conceito do Larrabee. A Intel não está dizendo que irá cancelar o projeto Larrabee, mas a GPU dele derivada.

Segundo o executivo, a Intel não pretende disputar o segmento de placas gráficas discretas, pelo menos no curto prazo. Entretanto, os processadores gráficos integrados da Intel devem passar por importantes aperfeiçoamentos nos próximos anos.

O advento dos Intel Core i3 e Core i5 com GPU´s no mesmo encapsulamento já mostrou uma melhora signficativa da performance gráfica desses processadores, e isso deve continuar com o Sandy-Bridge e com o Ivy Bridge.

Segundo o AnandTech, os processadores da linha Sandy-Bridge devem apresentar um nível de performance gráfica bem mais elevado em relação aos atuais Arrandale/Clarkdale, atingindo o nível do desempenho observado pelo processador gráfico do Xbox 360.

Em termos relativos, os processadores Sandy-Bridge devem apresentar uma performance gráfica duas vezes melhor que os atuais Arrandale/Clarkdale, e a arquitetura subsequente - Ivy Bridge - deve mais que dobrar a peformance em relação ao Sandy-Bridge.

Assim, percebe-se que a estratégia da Intel é melhorar de forma significativa o desempenho gráfico de seus processadores, porém, sem disputar o topo de performance gráfica entregue pelas placas discretas da AMD e nVIDIA.

Fonte: AnandTech

Comentários