GlobalFoundries comprando as fábricas da IBM?

A consultoria em estratégia empresarial Petrov Group publicou um artigo no Digitimes sustentando que o surgimento da Globalfoundries (GF) é um dos eventos mais significativos da história recente da indústria de semi-condutores. A GlobalFoudries é a empresa oriunda da divisão da AMD, responsável pela fabricação dos processadores AMD e da qual a AMD é uma das proprietárias.

Segundo Boris Petrov, sócio-gerente do Petrov Group, a GlobalFoundries tem alguns desafios pela frente, e algumas etapas no seu processo de evolução. Duas dessas etapas, segundo a Petrov, são altamente previsíveis: a aquisição, por parte da GlobalFoundries, das fábricas de semi-condutores da IBM.

Outra etapa do processo evolutivo da GF seria a aquisição, também por parte da GlobalFoundries, de todo o know-how e da tecnologia da IBM na fabricação de semi-condutores.

Benefícios para a IBM

O negócio mostra-se muito interessante para ambas as empresas. A IBM tem um plano estratégico de dobrar de tamanho nos próximos dez anos e se tornar uma empresa avaliada em US$200 bilhões de dólares, sendo que seu principal foco é a automatização de processos de outras empresas, pesquisa de ponta e engenharia de alta tecnologia.

Se a fabricação de semi-condutores foi um elemento estratégico fundamental no passado, hoje, dentro da nova perspectiva da IBM, as fábricas da IBM não têm mais esse papel predominante, além de darem muito pouco lucro, mesmo em anos muito bons.


Outro aspecto a se considerar é que para uma fábrica de semi-condutores se manter rentável ela precisa atuar no segmento de processadores para o mercado de consumo de massa: telefones celulares, notebooks, netbooks e consoles de jogos, que correspondem por 60% do total da indústria de semi-condutores. Só que para entrar nesse mercado é preciso ter um processo de baixo custo, aspecto que não está entre os pontos fortes da IBM.

Negócio é vantajoso também para a GlobalFoundries

No caso de uma ampla parceira entre IBM e GlobalFoudries, a GF pode garantir à IBM acesso a fabricação de microprocessadores personalizados, o que seria um vantagem para a IBM, e que permitiria a ela se desfazer de suas fábricas.

Do lado da GlobalFoundries as vantagens do negócio também seriam muito pronunciadas: a GlobalFoundries teria acesso aos avançados processos de fabricação SOI da IBM, além de muitas outras tecnologias. Além disso, é importante lembrar que a IBM é a fonte de toda a tecnologia avançada de fabricação de processadores da GF.

Assim, a GLobalFoundries estaria em uma posição altamente competitiva em relação à TSMC, pois estaria fabricando microprocessadores tanto para a AMD quanto para a IBM. Sempre é bom lembrar que entrar no mercado de fabricação de processadores sempre foi o sonho não realizado da TSMC.

Além disso, a GF iria ampliar de forma significativa sua base de clientes e sua escala de produção, permitindo reduzir os custos de fabricação em uma indústria altamente competitiva e que precisa de elevados volumes de produção para se manter rentável.

Conclusão

Segundo o Petrov Group é altamente provável que a IBM irá considerar uma aliança empresarial com a GlobalFoundries. Além disso, tanto GF quanto IBM são empresas com culturas e estilos de gestão similares, sobretudo pelo fato de que a GF contém muitos aspectos herdados da própria IBM.

Com fábricas de processadores instaladas no mundo inteiro, e um amplo domínio nos complexos processos de fabricação de micro-processadores, a GlobalFoundries disporá do estado da arte em matéria de fabricação de chips, e assim poderá garantir seu crescimento.

Do lado da IBM, é altamente vantajoso sua saída do mercado de fabricação de semi-condutores, além de fazer sentido financeiro, tendo em vista que suas fábricas não cumprem os requisitos de lucratividade.

Comentários

  1. Foi confirmado essa negociação ?

    ResponderExcluir
  2. Há rumores que será confirmada dia 01 de junho próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.