AMD rouba mercado da nVIDIA no Q1/2010

De acordo com a consultoria Mercury Research, a AMD conseguiu avançar na participação de mercado de placas gráficas da nVIDIA no primeiro trimestre de 2010. 

Isso não é nenhuma surpresa, tendo em vista o lançamento atrasado em vários meses da nova arquitetura Fermi, e, mesmo depois de lançada, sofreu com baixa disponibilidade no mercado de varejo.

No mercado de processadores gráficos profissionais, a AMD ganhou 8,2 pontos percentuais de participação de mercado. Com esse ganho, a participação de mercado da AMD nesse segmento atingiu 42,1%.

Evidentemente, a nVIDIA perdeu esses 8,2%. No segmento de processadores gráficos destinados ao mercado de notebooks o avanço da AMD foi ainda maior: 9%, o que faz com que a AMD detenha, agora, 49,7% de participação de mercado, tornando-se a líder isolada nesse segmento.

O mercado global de processadores gráficos, que inclui os IGP - dominado pela Intel, a AMD ganhou 2,8% e a nVIDIA perdeu 4,8%.

Esses dados mostram que a AMD avança de forma rápida sobre o mercado da nVIDIA, e não há nada que a nVIDIA possa fazer no curto prazo. Nesse sentido, é altamente provável que nos próximos meses a AMD se torne a nova líder do mercado de processadores gráficos, uma posição que certamente fará jus à competência que a AMD vem mostrando ao longo dos últimos anos.

Fonte: Fudzilla

Comentários