AMD Fusion Llano em 32nm já está sendo fabricado pela Global Foundries

A informação de que a AMD irá usar a TSMC para fazer o seu processador AMD Fusion não foi confirmada pelo Vice Presidente Senior da Global Foundries, Sr. Mojy Chian. Na realidade, a notícia foi tida como um choque para o executivo.

Chian disse na semana passada em entrevista que a Global Foundries já está fabricando amostras do AMD Fusion gravadas no processo de 32nm SOI High-K Metal Gate, e que tais processadores dispõem de 4 núcleos de processamento associados a uma GPU. Trata-se, evidentemente, do núcleo AMD Fusion núcleo Llano, que será destinado ao mercado de desktops e notebooks.

O slide abaixo foi mostrado na semana passada pelo Vice Presidente Chian no International Electronics Forum, in Dresden - Alemanha, e mostra claramente que o AMD Fusion em produção é o modelo em 32nm, com 4 núcleos de processamento, com CPU/GPU integrados no mesmo die.


Ocorre que há uma confusão a respeito de notícias do Fusion, tendo em vista que o Digitimes informou que a AMD estaria fazendo uma parceria com a TSMC - rival da Global Foundries - na fabricação do Fusion em um processo de 40nm.

Entretanto, como o próprio slide (mostrado acima) do Vice Presidente da Global Foundries informa, o AMD Fusion está sendo produzido pela Global Foundries, em um processo de 32nm, contendo 4 núcleos de processamento, e é exatamente este Fusion que terá o seu lançamento antecipado para 2010.

Fonte: TechEye

Comentários