Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium".

Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero.

O acabamento, chamado pomposamente de "Black Piano Perolado", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito "premium". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.



Especificações Técnicas
  • Processador Intel® Core™2 Duo T6600
  • Autêntico Windows® 7 Home Premium
  • Memória RAM 4 GB DDR2 (mas você só terá acesso a 3GB)
  • Tela LCD 14,1" widescreen
  • HD 500 GB
  • Webcam integrada de 1,3 megapixel
  • Leitor e Gravador de CDs e DVDs
  • Internet sem fio
  • Modem para acesso à Internet discada
  • Rede 10/100 Mbps, Fast Ethernet
  • Leitor de Cartões MS, MS PRO, SD, MMC
  • Teclado ABNT2, 88 teclas + 3 teclas de acesso rápido
  • Mouse tipo Touchpad, Scroll, 2 botões
  • 3 portas de conexão USB

Fotos - Acabamento


Processador - CPU - Intel Core 2 Duo T6600 (2.2GHz)



O Intel Core 2 Duo T6600 dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,2 GHz. Apesar de ser inferior aos processadores da linha mais atual da Intel (Core i3, Core i5 e Core i7), é um bom processador, gravado no processo de 45nm, e apresenta um desempenho adequado.

Assim como todos os processadores Intel Core 2 Duo e Pentium Dual Core, tanto do segmento desktop, quanto para notebooks, o T6600 não dispõe de um controlador de memória integrado, como acontece, por exemplo, nos AMD Turion II X2 ou dos Intel Core i3 e i5. Isso faz com que sua performance fique condicionada à qualidade do chipset.

O problema é que o chipset usado no Notebook Positivo R457P é o SIS Mirage 672, que é um dos piores chipsets que existem no mercado, o que acaba comprometendo a performance do sistema como um todo. Ou seja, o Positivo R457P tem um ótimo processador, mas esse processador não consegue mostrar toda sua potência, pois está conectado a outros componentes de baixa performance.





Processador gráfico - SIS Mirage 672M

Em termos de hardware, a escolha do chipset SIS Mirage 672 é o maior problema deste Notebook. Como citado acima, esse chipset, além de comprometer o desempenho do processador Intel Core 2 Duo T6600 no processamento de dados, ele ainda tem uma performance gráfica sofrível.

O chipset SIS 672M não tem capacidade sequer de ativar a interface Aero do Windows 7 Home Premium presente no Notebook Positivo R457P, fazendo com que o sistema operacional, apesar de ser a versão "Home Premium", fique com a aparência - menos sofisticada - da versão Home Basic.

O quadro seria outro se a Positivo tivesse escolhido o chipset Intel G45M para equipar esse notebook, assim como o fazem os demais fabricantes de notebooks em sua linha intermediária na plataforma Intel, como é o caso dos HP DV4-1620BR.

Assim, não há muito o que se falar desse processador gráfico SIS, a não ser que ele é um dos piores, se não o pior, processador gráfico disponível no mercado.

Sistema Operacional - Windows 7

O Positivo Premium R457P vem com o ótimo Windows 7 Home Premium. Entretanto, no equipamento do teste, a versão instalada era a de 32bits, o que se configura um limitador em vários aspectos: i. a versão de 32bits é menos segura que a versão de 64bits; ii. a versão de 32bits não permite o aproveitamento total dos 4GBytes da memória, ficando disponível para uso, após a alocação para o sistema de vídeo, menos de 3GBytes; iii. o sistema de 32bits é mais lento que a versão de 64bits.

Sendo assim, não se pode dizer que a escolha do sistema operacional foi adequada, pois, apesar de o Windows 7 ser um excelente sistema operacional, a escolha da versão de 32bits em detrimento da de 64bits limita bastante a performance do sistema como um todo.

Se olharmos para outros fabricantes de notebooks, como a HP, verificamos que eles só usam a versão de 32bits em notebooks com menos de 3Gbytes de memória. Acima disso, só versões de 64bits. Infelizmente a Positivo não seguiu essa regra básica no Positivo R457P, fazendo com que mais de 1GB, dos 4GB instalados, fiquem inutilizados. Ou seja, o consumidor está pagando por hardware que não está disponível para seu uso.

Índice de Experiência do Windows (WEI)

Windows 7 dispõe de um sistema de informações de desempenho da máquina, conhecido como WEI (Windows Experience Index). O próprio Windows faz um diagnóstico do hardware no qual está instalado e classifica (notas de 1 a 7,9) os componentes do computador (processador, memórias, processador gráfico, hard-disk). Ele fornece notas específicas para cada componente, e também dá uma nota geral para o computador (que, na realidade, é a menor nota obtida por qualquer dos componentes testados).

WPrime - 32M


Wprime é um aplicativo para fazer testes de performance em CPU. Trata-se um um teste simples e eficiente para se avaliar o desempenho de processadores de múltiplos núcleos de processamento, como é o caro do Intel Core 2 Duo T6600.






Basicamente, o que o WPrime faz é executar uma quantidade enorme de cálculos matemáticos, distribuindo-os entre os núcleos de processamento. Ao final, ele mostra o tempo em que esses cálculos foram concluídos. Sendo assim, quanto menor o tempo obtido, mais rápido será o processador. Veja o resultado do teste e também os comparativos com outros notebooks.




Conclusão

A Notebook Positivo Premium R457P vem equipado com um ótimo processador, porém o chipset gráfico é de baixa qualidade e performance sofrível. O sistema operacional usado, o Windows 7, é excelente. Porém a versão de 32bits é inadequada para um notebook com 4Gbytes de memória, pois não permite o aproveitamento de todos os 4Bytes de Ram.

Enfim, ao que parece, o notebook é equipado com um processador famoso por sua qualidade, e com um sistema operacional sofisticado. Entretanto, o processador famoso - Intel Core 2 Duo T6600 - tem sua performance comprometida pelo péssimo chipset SIS 672M.

Com o sistema operacional temos uma situação similar: o Windows 7 Home Premium, em si, é ótimo, mas ele não funciona direito no Notebook Positivo R457P: uma de suas principais funcionalidades - a interface Aero - não é ativada por falta de hardware compatível.

Ou seja, as "griffes"  "Intel Core 2 Duo T6600" e "Windows 7 Home Premium" podem atrair muitos consumidores para esse notebook, mas a realidade é que é preferível optar por um outro modelo de notebook, na mesma faixa de preço, com um processador um pouco mais fraco, como o Intel Pentium Dual Core T4300 ou T4200, ou o AMD Athlon II M300, mas que disponham de um chipset de melhor qualidade: ou Intel G45 ou AMD RS880M.

Comentários

  1. Eu tenho que agradecer a SiS e a você Mendez.FL por mostrarem que existe um chip gráfico mais fraco nos jogos do que no Aero, me chamou muita atenção isso. Esse sim é o verdadeiro notebook para pessoas que só usam para acessar a internet e fazer trabalhos básicos escolares.

    Não curti o teclado dele, brilhante, acabou me chamando mais atenção do que a tela escura além de isso aí começar a aparecer manchas de sujeiras facilmente se não cuidar bem.

    As únicas coisas que parecem ser bons são o processador e o Windows 7 HP, porque será?

    Apesar de todos os pontos negativos, eu ainda tenho esperanças de que a Positivo cresça e fabrique produtos de qualidade "Premium" algum dia. Hoje levou bomba, mas quem sabe amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse chipset SIS é muito ruim. Eu não coloquei no review pois é uma questão muito subjetiva, mas a própria responsividade do sistema parece muito prejudicada nesse Positivo. Não parece, mesmo, que tem um T6600 lá dentro.
    Agora, quanto à Positivo, não sei, vejo-a mais preocupada com frescuradas decorativas, como aqueles adesivos coloridos de gosto duvidoso para colocar no gabinete, que com inovações tecnológicas e compromisso com qualidade. []s.

    ResponderExcluir
  3. onde posso encontrar os drivers desse computador algem por favor me diz.. ??

    ResponderExcluir
  4. Nossa, por curiosidade entrei no site da Positivo e não gostei da forma como eles listam os drivers...

    http://www.positivoinformatica.com.br/site/hardware/sup_driversespecifico.asp

    No seu caso deve ser a tabela: Linha Notebooks - Modelo Positivo Premium (14”) Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, gostaria de saaber a sua opiniao sobre o Notebook Itautec W7655 C5PW9 c/ Intel® Core 2 Duo T6600 2.2GHz 3GB 320GB DVD-RW Webcam 1.3MP 15.4" Librix - Itautec ...ele é bom?

    ResponderExcluir
  6. "Boa Noite, gostaria de saaber a sua opiniao sobre o Notebook Itautec W7655 C5PW9 c/ Intel® Core 2 Duo T6600 2.2GHz 3GB 320GB DVD-RW Webcam 1.3MP 15.4" Librix - Itautec ...ele é bom?"

    Olá, nunca usei ou testei um Itautec W7655 C5PW9, então não posso opinar sobre aquecimento, durabilidade e qualidade. Entretanto, pesquisei sobre o hardware desse notebook e posso dizer o seguinte:

    - o processador Intel T6600 é um ótimo processador, mas já está ultrapassado, tendo em vista que a linha mais atual de processadores móveis da Intel são os Intel Core i3, i5 e i7. O substituto do Intel Core 2 Duo T6600 é o Intel Core i3 330-M, que é um processador mais rápido e que consome menos energia. Ou seja, a CPU é boa (com boa performance e etc), mas já foi substituída.

    - Esse W7655 C5PW9 tem 3GB de memória RAM, sendo um pente de 2GB e outro de 1GB. Isso significa que a memória dele opera em single-channel, que é um esquema mais lento que o dual-channel. As memórias operam em Dual Channel quando existem 2 pentes iguais (2 x 2GB ou 2 x 1GB). Além disso as memórias usadas são DDR2, que também já foram substituídas pelas DDR3, que são mais rapidas. Então vc terá um note com memórias DDR2 e ainda oeprando em single channel, o que certamente limitará a performance global do sistema.

    - A Itautec não informa qual o chipset que está usando. Se for o Intel GMA4500 até que não é tão ruim, desde que você não pretenta usar o notebook para jogos ou aplicações pesadas de tratamento de imagens. Entretanto, como a Itautec não informa qual o chipset usado, você pode ter a desagreadável surpresa de encontrar um chipset SIS no seu notebook, e aí complica, pois esse chipset SIS é de péssima qualidade. Veja bem, não estou afirmando que o Itautec W7655 C5PW9 vem com chipset SIS, mas como a Itautec não informa qual o chipset que ela usa, então eu fico desconfiado.

    []s.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, meu nome é charles, e possuo um notebook desse... Não é tão sofrível assim. O sistema operacional 32 bits é vergonhoso... Mas vamos lá. Instalei windows 7 ultimate 64 bits... E boa! roda perfeitamente, com os 4 gigas de RAM e com um desempenho excelente! Quanto ao chipset SIS... Ah, que é isso! Num precisa exagerar tanto assim... Concordo, ele é horrível. Mas bastou um simples acesso ao windows update, o driver foi atualizado, e ó o aero funcionando belezinha... Agora, nem tente rodar algum jogo...

    Comprei sim, este notebook. Foi caro pra cacete... Mas me agradou. Eu poderia comprar um Dell com 3 gb de RAM e 250 de HD pelo mesmo preço... Mas teria que rezar pra ele não dar problemas: A assistencia técnica mais próxima seria a 600 km da minha cidade! A positivo tem assistencia em TODO o país.

    Se alguém precisar de uma opnião, fotos, videos, ou dicas, estarei a disposição, pois quando comprei o meu, fui ajudado por muitos, e retribuir será um prazer.

    Ah... ó o e-mail aí. É msn messenger tbm... Basta adc².

    charlie.allstar@hotmail.com
    Um abraço a todos, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um SIM 1455 da Positivo Informática,possui o mesmo hardware, consigo usar o Aero do Windows 7, o problema é que quando se troca alguns aplicativos para tela cheia a tela pisca, e quando tento usar a saída de vídeo, ela simplesmente não funciona! Para resolver todos os problemas tive que optar pelo Windows XP, estou satisfeito agora tudo roda belezinha até alguns jogos leves, e não tenho nenhum problema com o chipset , com a tela ou com a saida de vídeo, tudo está ok com o velho XP! Tenho ele a três anos e NUNCA apresentou problemas de hardware!

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei o notebook positivo premium R457p e já estou arrependido.
    esse notebook não roda Windows muvie make, nem jogos de pc, e até o MSN já não funciona mais...
    Tem auguma solução? o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  10. Bom, gosto de opinar nos posts antigos porque mostra realmente como o produto se comportou ao longo dos anos.
    Depois de atualizar tudo roda no infeliz. Inclusive Windows 8. Claro, roda coisas básicas, como Photoshop, Corel, navegadores, Office, Movie Maker (muvie make ele não reconhece)....
    O chipset é uma merda. Nem tente rodar filmes em HD. Ainda mais Full. Ele vai travar.
    Tem um defeito muito louco na tela quando vc liga o note, mas nada que me atrapalhe.
    Bom processador. Trabalha bem e quieto. Rara são as vezes que o cooler se mostra presente, quando ele aumenta a velocidade.
    A bateria funciona dentro do previsto.
    O acabamento não é tão ruim quanto foi pregado aqui. Mas também não é uma coisa do outro mundo.
    No final das contas, depois de 4 anos de uso e vários tombos, viagens, sujeiras e outras coisas mais, não houve nenhum defeito grave. O Positivo surpreendeu pela qualidade, sendo uma grata surpresa. Embora o chipset seja uma merda.
    Destaque para o modem interno 3G da Vivo, que nem foi comentado na matéria. Só não sei se dar para desbloqueá-lo.


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.