Teste / Análise Sony Vaio VPCCW21FX Core i3-330M / GeForce GT310M

O Sony Vaio VPCCW21FX é um notebook baseado na nova família de processadores móveis Intel Core i3 e em uma placa gráfica discreta (off-board) NVIDIA GeForce GT310M






Processador - CPU 

O Intel Core i3-330M dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,16 GHz. Apesar de ser um processador de dois núcleos, dispõe da tecnologia HT (Hyper-Treading) o que faz com que cada núcleo seja visto pelo sistema operacional (Windows 7) como dois núcleos, totalizando, portanto, 4 núcleos.



Não são, porém, 4 núcleos reais de processamento, mas 2 núcleos reais, e mais 2 núcleos virtuais, criados pela tecnologia HT. O Core i3 330-M é baseado na última arquitetura da Intel (Nehalem, núcleo Westemere) e no último processo de fabricação de 32nm.



Como todos os processadores Intel Core i3 e Core i5, o i3-330M vem com uma placa gráfica integrada Intel HD Graphics, e também um controlador de memória DDR3 de 1066 MHz. Ambos os componentes (CPU e processador gráfico) estão juntos no mesmo encapsulamento. 



Em termos de desempenho, o Intel Core i3-330M equivale Intel Core 2 Duo P8600 de 2,4 GHz, o que é surpreendente, pois o P8600 é um dos processadores topo da linha anterior móbile da Intel.



Instruções de virtualização

Outro aspecto a se considerar em relação aos processadores Intel Core i3-330M é que, ao contrário de seus precessores (Intel Pentium Dual Core T4300 e também o Intel Core 2 Duo T6600) ele dispõe de instruções virtualização.

As instruções de virtualização são fundamentais com o advento do Windows 7, que vem com a possibilidade de se rodar um Windows XP virtual dentro dele, para o caso de aplicações que são incompatíveis ou não foram adaptadas para rodar no Windows 7. Nessa situação, um processador que disponha de instruções de virtualização permitirá o uso da máquina virtual Windows XP dentro do Windows 7 de forma muito mais rápida.

Processador gráfico - GPU (Graphics Processor Unit)

Apesar de o Intel Core i3-330M já dispor de um processador gráfico integrado, no caso do Sony Vaio VPCCW221FX ele fica desativado, pois a Sony colocou uma placa de vídeo discreta (off-board) NVIDIA GeForce GT310M, que entrega um nível de performance gráfica significativamente maior se comparado ao Intel HD Graphics que vem junto com o Intel Core i3 330M.



Sistema Operacional - Windows 7 Home Premium

O Sony Vaio VPCCW21FX vem com o sistema operacional Windows 7 na versão Home Premium 64 bits, o que é uma ótima escolha pois permite o aproveitamento total dos 4GB de memórias DDR3, e ainda dispõe interface AERO, que torna a aparência da área de trabalho muito mais interessante.


Testes de performance

Índice de Experiência do Windows


WPrime - 32M



Conclusão

O Sony Vaio VPCCW21FX tem a interessante característica de operar de em temperaturas baixas, mesmo nas situações em que o sistema está sendo exigido, como no caso em que estamos rodando testes de desempenho.

Além disso, como todos os notebook´s da linha Sony Vaio, o VPCCW21FX não decepciona. Um acabamento sofisticado por fora e que incorpora um hardware de alto nível Intel Core i3-330M e NVIDIA GeForce GT310M.

Comentários

  1. Interessante, comparado com o processador Turion II M500, ele fez 5 pontos a mais e com o Core i5-430M perdeu por 4 pontos, a frequência da memória pelo que pude notar não influencia na nota, mas sim a quantidade como no dv4-2090br, o Aero pelo jeito derruba tudo, conseguiu o mesmo nível do HD 4550 nele e nos gráficos, o HD de 7200 RPM continua travando a pontuação até que os SSDs fiquem mais baratos, coisa de 5 anos a frente.

    Achei bom a Sony cortar o chip gráfico da Intel, assim toda a memória é aproveitada, diferentemente do que acontece no dv4-2090br.

    No caso da tela dos gráficos, não seria melhor ter usado GPU-Z?

    ResponderExcluir
  2. Sim, o GPU-Z seria bem melhor. Vou pegar uma tela com GPU-Z e coloco aqui.

    Uma coisa interessante de usar os i3 e i5 com GPU da NVIDIA seria a possibilidade de usar a tecnologia NVIDIA Optimus, onde vc fica com o melhor de dois mundos. Quando processamento gráfico pesado não está sendo usado, o sistema mantém a "GPU" da Intel ativa. Entretanto, no caso de processamento gráfico pesado, entra em ação a GPU discreta da NVIDIA. E o que é o mais interessante: quando a GeForce está inativa, o Optimus retira toda a alimentação da GPU discreta, economizando basntante energia (o que é crítico em notebooks).
    Entretanto, não vi nada de tecnologia Optimus no Sony. Pelo jeito, está sempre funcionando com a GeForce.
    []s.

    ResponderExcluir
  3. Amigo como eh a qualidade do som desse note, acabei de comprar um e estou achando extremamente baixo, to desconfiando que esta com problema.
    grato.

    ResponderExcluir
  4. olá, o som dos HP é um pouco melhor em função das caixas de som Altec Lansing. Mas o do Sony não é ruim. Fica em um volume adequado, não baixo. É possível ouvir de forma normal, nada muito excpecional. se o seu estiver inaudível, ou muito baixo, realmente acho que não é normal.
    []s.

    ResponderExcluir
  5. Qual seria o preço medio dele? E aonde eu posso compra-lo aqui no Brasil?Grato

    ResponderExcluir
  6. tenho um vaio vpccw21fx e a placa de vídeo dele está ruim, alguém pode me dizer se consigo aumentar a resolução para uma melhor? a dele é nvidia 330 geforce.

    ResponderExcluir
  7. Onde posso conseguir (comprar) uma placa de video da sony vaio 1 gb...

    Modelo do notebook: VPCCW21FX

    ResponderExcluir
  8. eu tenho um vaio desse so te corrigindo o driver da nvidia nao funciona assim como a porta hdmi se vc usar somente ela.Precisa do uso sim do GPU grafico da intel funcionando até mesmo para instalar os drivers da Nvidia 310m.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!!! Ele trabalha somente com 4GB de memoria RAM ou pode ser colocado mais?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.