Sistema Intel para netbooks é nocauteado pelo VIA Chromation HD

Não é segredo para ninguém que os processadores gráficos integrados da Intel não apresentam uma boa performance. Entretanto, é realmente divertido de ver como um sistema baseado na plataforma VIA com a nova GPU Chromation HD 2.0 pode nocautear o sistema da gigante Intel quando se roda vídeos HD.

Filmando nos laboratórios secretos da VIA, o site Netbooknews conseguiu uma comparação entre um sistema baseado no processador VIA Nano U3100 (1.2 Ghz) com o novo chipset VX900, que incorpora uma GPU Chromation HD 2.0, com 2 GB of DDR3 RAM operando em resolução de 1366 x 768. Do lado da Intel há um Atom N450/ NMIO/ Broadcom Crystal HD.

Enquanto o sistema da Intel sofre para entregar 20FPS em um vídeo 720p do YouTube, o sistema da VIA brilhou entregando entre 23-25 FPS na versão 1080p do mesmo vídeo, usando apenas 40% de CPU.

Rodar um vídeo 1080p nativo na plataforma Intel foi praticamente impossível, enquanto que o sistema da VIA rodou admiravelmente com níveis aceitáveis de utilização.

Assista o vídeo do comparativo.



A VIA afirma que os seus novos chipset's para nettops e netbooks com a nova GPU Chromation HD 2.0 estarão disponíveis na Computex / Taiwan no próximo junho.

Fonte: TechEye

Comentários