Série 5000 da AMD Radeon já vendeu mais de 6 milhões de unidades

A AMD anunciou os números de venda relativos às GPU´s da Série HD5000 , se estes já superaram a marca de 6 milhões de unidades vendidas nos últimos seis meses.

A companhia de SunnyValley introduziu suas Radeon HD 5800 séries em setembro de 2009, sendo que as placas gráficas começaram a observar elevada disponibilidade em outubro do mesmo ano. Um mês depois foi a vez das HD 5700 series, seguidas pelos modelos de entrada de linha e pelo segmento móvel.

O presidente mundial da AMD - Dirk Meyer - disse na conferência com investidores que AMD já superou a marca de seis milhões de unidades vendidas de GPU´s compatíveis com o padrão DX11, sendo que a demanda por tais placas deve continuar a crescer ao longo do próximo trimestre, tendo em vista que os integradores de sistemas estão esvaziando seus estoques de placas de entrada da série 4000 com o fito de substituí-las por modelos da série HD5500 e HD5400.

A concorrente da AMD no segmento de placas gráficas, - Nvidia - apresenta uma situação diversa. A empresa apresentou há menos de um mês suas placas gráficas compatíveis com a API DX11, entretanto, até o momento, ainda não estão sendo vendidas em volumes significativos. Ainda serão necessários alguns meses para que a nVIDIA coloque no mercado os modelos de linha média e de entrada baseados na arquitetura Fermi, modelos estes que representam grandes volumes de venda.

Ajustes de preços

A AMD, por outro lado, tem tempo suficiente para colocar novos produtos no mercado em condições de competir com as novas placas da nVIDIA. Mesmo que os novos modelos da nVIDIA apresentarem-se ligeiramente mais rápidos, a AMD ainda pode lutar com a nVDIA na questão dos preços, em função da ótima receita gerada nos seis meses sozinha no mercado. Vamos pegar como exemplo as AMD Radeon HD 5850: atualmente ela custa mais caro que há cinco meses atrás, quando foi lançada, o que evidencia o fato de que a AMD tem uma enorme avenida à sua frente para ajustar preços mantendo-se ainda com elevadas e saudáveis margens de lucro.

Fonte: AMD

Comentários