Por que a AMD NÃO cresceu 96,3% no mercado de VGA´s?

Em um artigo anterior nós informamos que a nVIDIA tinha ganho mercado da Intel e da AMD quando comparado o desempenho das empresas no primeiro trimestre de 2010 em relação ao último trimestre de 2009.

Isso pode soar estranho porque sabe-se que a AMD vem dominando o segmento de placas gráficas de alta performance desde setembro de 2009 - data do lançamento das AMD ATI Radeon Serie 5000.

Q1/2010 frente ao Q1/2009

Ocorre que pelos números mostrados pela consultoria JPR, é exatamente isso que aconteceu. Alguns sítios estrangeiros afirmam que esse resultado da nVIDIA é decorrente do lançamento da tecnologia nVIDIA Optimus, o que tem fundamento, tendo em vista os lançamentos dos novos notebooks da Apple e da Sony que se utilizam processadores Intel Core i3 e Core i5 associados à placas gráficas nVIDIA GeForce GT3XXM.

Entretanto, essa não é a única confusão. O sítio ForumPC´s informou em uma notícia que "a AMD cresceu 96,3% no mercado de VGA´s". Eu discordo dessa afirmação tendo em vista que, pelos números apresentados pela consultoria JPR, a AMD verificou um aumento de vendas de 96,3% quando comparados os números de vendas do primeiro trimestre de 2010 frente ao mesmo período de 2009.

Ora, um aumento de vendas de uma empresa de 96,3% não significa que essa empresa avançou 96,3% no mercado de VGA´s. O "mercado de VGA´s" é composto por todas as empresas que vendem VGA´s, e não só pela AMD. Sendo assim, o avanço da AMD em termos de mercado só pode ser verificado quando se  analisa as mudanças de participação de mercado das empresas no período.



Os dados acima nos mostram que, quando comparado o primeiro trimestre de 2010 contra o mesmo período do ano anterior, observa-se que a AMD obteve um ganho expressivo de 6,92% em termos de participação de mercado, saindo de 17,11% no Q1/2009 para 24,04% no Q1/2010.

Por outro lado, a nVIDIA também obteve ganhos de participação de mercado no período, saindo de 31,07% para 31,54% no mesmo período. Esses números são representativos do mercado como um todo, e não mostram a performance das empresas nos diferentes segmentos (alta performance, média e entrada de linha). Como colocamos na notícia anterior, é provável que a AMD tenha ganho participação significativa no segmento de alto desempenho.



Q1/2010 frente ao Q4/2009

Outra aspecto a ser esclarecido é que, na notícia anterior, nós fizemos a comparação do primeiro trimestre de 2010 (Q1/2009) contra o último trimestre de 2009 (Q4/2009), e, como mostrado nos números da consultoria, nesse período a nVIDIA ganhou participação de mercado.

A nVIDIA conseguiu aumentar seus números de venda, ao contrário do que aconteceu com Intel e AMD, que viram suas vendas declinarem (OBS: essa queda de vendas no primeiro trimestre é esperada, tendo em vista que tradicionalmente o último trimestre do ano, por conta das festas de fim de ano, é o período de maior venda).

O que chama a atenção, porém, é o fato de a nVIDIA, nesse perído, ter conseguido ampliar seus números absolutos de vendas, contrariando a tendência geral do mercado, que é a de retração.

E os processadores gráficos integrados nos Intel Core i3 e Core i5?

A consultoria JPR também apontou a criação de uma nova categoria de processadores gráficos, chamada IPG (Integrated Processor Graphics), e que são os processadores gráficos integrados nas CPU. A única empresa que fornece tais processadores é a Intel com sua linha Intel Core i3 e Core i5.

Entretanto, a própria consultoria informou que, para facilitar a análise, eles incorporaram os números de venda desses processadores na categoria de IGPs (Integrated graphics processors), que são os processadores gráficos integrados nos chipsets.

Comentários

  1. È AMD este ano chega aos 50%, estou aguardando ela lançar o fusion...ae bye bye intel com suas vga porcas.

    ResponderExcluir
  2. A AMD já informou que pretende liderar o mercado de GPU´s discretas até o final do ano. É bem provável que até o final do ano ela passe a nVIDIA, até mesmo porque, para isso, basta manter o mesmo ritmo de crescimento visto em 2009.
    Como em 2010 a AMD está em posição ainda mais confortável que em 2009, em função da Série HD5000, acho bem provável que até o final deste ano a AMD já seja líder do mercado de GPU´s discretas. Já no mercado global, que envolve os processadores integrados, acredito que a Intel continuará na liderança.

    ResponderExcluir
  3. O FórumPCs deixou o título da notícia com duplo sentido mas não noticiou nada errado. Se você leu a notícia lá, deve ter lido essa parte:

    "....com destaque para a ATI, que obteve um aumento de 96,3% na vendas de suas VGAs."

    Ou seja, eles mesmos afirmaram que a AMD aumentou suas vendas em 96,3%, e não que tiveram "crescimento" de 96,3% no mercado. Porém, o título da notícia ficou estranho mesmo, o correto seria: "AMD AUMENTA AS VENDAS EM 96,3% no mercado de VGAs", mas se você interpretar que "cresce" não tem nada a ver com PARTICIPAÇÃO DE MERCADO, até porque o título da notícia não é "AMD CRESCE SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE VGAs EM 96,3%", verá que mesmo no título da notícia não está errado e sim falta informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.