O Processador Intel Sandy Bridge em funcionamento no socket LGA1155

O usuário JCornell do fórum XtremeSystems publicou o que parece ser a primeira informação sobre a próxima geração de processadores Intel, a qual será denominada Sandy-Bridge. 

Sabemos que os processadores Intel Sandy Bridge serão gravados em um processo litográfico aperfeiçoado de 32nm, e é composto basicamente de uma CPU similar aos atuais Core i3/i5 associada, no mesmo chip, a uma GPU também gravada em 32nm.

Isso mostra que apesar de a AMD estar falando de seu processador Fusion há quase cinco anos, ao que parece a Intel é a que colocou o primeiro processador Fusion em funcionamento.

Mas o que as imagens nos mostram? Primeiro, e mais importante: o socket. Apesar de o socket do Sandy-Bridge parecer muito semelhante ao Intel LGA1156, na realidade ele é diferente. Os processadores Intel Sandy Bridge irão usar um VRM de 13 fases, o que significa que ele precisa de um novo sistema de gerenciamento de energia (PWM) e, assim, ele não irá funcionar nas "antigas" motherboard´s LGA1156.



Da mesma forma, as atuais CPU Lynfield não irão ser compatíveis com o novo socket Intel LGA1156. Observe que o socket da CPU é chamado de 115X, o que pode significar que a Intel pode vir a remover alguns pinos dos processadores após o lançamento.

Outro aspecto interessante é a frequencia base de 100Mhz, e, além disso, há uma confirmação de que a Intel conseguiu introduzir um sistema que permitirá o gerenciamento de todas as demais frequencias de operação da CPU internamente, algo que não será muito apreciado pelo público que aprecia o overclock.



De acordo com alguns rumores, os processadores Intel Sandy Bridge (115X) não terão a mesma disposição para overclock que os a verificada nos atuais Bloomfield (1366), Gulftown (1366), Lynnfield (1156) ou Clarkdale (1156), os quais dispõem de uma frequencia base de 133Mhz, mas que atingem facilmente os 200Mhz com refrigeração a ar, e até 240Mhz quando usados sistemas de refrigeração líquida.


A estrutura do cache do Sandy Bridge aparentemente sofreu algumas alterações. Comparado com o atual modelo do Clarkdale, o Sandy Bridge tem o dobro do tamanho de cache L1, e um cache L3 menor, de 3MBytes, contra 4MBytes do Clakdale.

Fonte: Semiaccurate

Comentários