AMD FirePro V8800 - a Cypress para os profisssionais

As nVIDIA QUADRO e AMD FirePro são placas de vídeo irmãs das GeForce e Radeon respectivamente, e são direcionadas ao mercado de workstations de altíssima performance. A AMD colocou no mercado a AMD FirePro V8800, com o objetivo de avançar no mercado profissional tradicionalmente dominado pela nVIDIA.



A nova AMD FirePro V8800 é uma GPU potente, eficiente do ponto de vista energético e com funcionalidades não encontradas nas nVIDIA QUADRO, podendo ser de grande valia para os desenvolvedores de aplicações gráficas e designers que não querem ficar para trás.



A AMD FirePro V8800 é baseada na arquitetura Evergreen, e conta com 2GB de memória, sendo que seu principal habitat serão as estações de criação de conteúdo digital e de CAD. Nesse contexto, a introdução da tecnologia multi-monitor Eyefinity permitirá uma ampla seleção de opções para os profissionais. Os profissionais que migraram para um esquema de multi-monitor são unânimes em afirmar que é impossível voltar para o esquema clássico.



Outro aspecto importante é o suporte da AMD FirePro ao OpenGL 4.0, cujos drivers a AMD disponibilizou na semana passada. Em termos profissionais, os novos drivers trazem importantes avanços para as AMD FirePro.

Especificações Técnicas
  • GPU Cypress
  • 1600 stream processors 825 MHz clock / 1150 MHz para os 2GB de memórias GDDR5
  • Suporte para até 4 monitores simultâneos


O site PCPerspective fez um review com a nova placa, e alguns dos resultados de testes de performance e benchmark´s seguem abaixo.


Conclusões

Como mostrado no review do site PC Perspective, a nova AMD FirePro V8800 é uma placa impressionante, especialmente quando comparada com a significativamente mais lenta NVIDIA Quadro FX 4800, sendo que ambas custam o mesmo preço.

A inclusão do suporte ao OpenGL 4.0 e ao DX11, além do EyeFinity torna a AMD FirePro a atual rainha das GPU´s profissionais, deixando evidente a grande vantagem tecnológica da AMD frente à sua concorrente nVIDIA.

Comentários