AMD eleva sua participação de mercado em detrimento da Intel

A AMD - Advanced Micro Devices - conseguiu ampliar um pouco sua participação no mercado de micro-processadores no último trimestre de 2009, que ganhou 1,6%, atingindo 12,1% de participação no trimestre. A Intel perdeu 1% no mesmo período, tendo sua participação no mercado caido para 80,6%.

Quando se olha para os resultados de todo o ano, porém, os números estão mais equilibrados. A AMD terminou 2009 com 12,1% de participação, uma elevação de 0,2% em relação a 2008. A Intel terminou o ano com 80.3% de participação, uma elevação de 0,3% frente a 2008.

Apesar de os números do quarto trimestre não garantirem que a AMD continuará a avançar sobre o mercado da Intel, o resultado em si é um ótimo sinal para a empresa que continua a competir com a Intel no segmento de PC´s e de servidores.

Há um interessante fenômeno ocorrendo no mercado de processadores. A imagem da AMD junto à opinião publica e a percepção que os consumidores tem sobre a empresa está mudando rápida e constantemente. Cada vez mais, a AMD é reconhecida como uma empresa "confiável" e que produz componentes de alta performance, confiáveis e de valor.

Evidentemente isso é fruto de trabalho duro, boa administração e estratégia, e, claro, de uma ótima linha de produtos. Continuando no ritmo atual (e é provável que o ritmo será acelerado daqui para frente), em 3 ou 4 anos provavelmente não haverá diferenças na percepção dos consumidores sobre os dois maiores fabricantes de processadores do planeta.

Comentários