AMD ATI Radeon HD6000 Southern Islands pode chegar ainda em 2010

Os vários problemas com os processos de fabricação da TSMC estão levando a AMD a adotar posturas mais conservadoras em relação à sua nova geração de placas gráficas.

A idéia inicial era lançar a AMD ATI Radeon HD6000 com uma arquitetura completamente nova, conhecida como Northern Islands.

Entretanto, com os problemas que a TSMC vêm enfrentando com seus novos processos litográficos, a AMD optou por uma estratégia mais conservadora: lançar uma versão intermediária, que seria um híbrido das HD5000 Evergreen com a arquitetura Northern Islands, e que é conhecida como Southern Islands.

Sendo assim, as placas gráficas baseadas na arquitetura Northern Islands sofreram um reposicionamento de seu lançamento para o primeiro semestre de 2011, entretanto, as baseadas na arquitetura híbrida poderão chegar ao mercado ainda no último trimestre deste 2010, e serão conhecidas como Cozumel, Ibiza e Kauai.

Essas novas placas gráficas da ATI seriam gravadas no atual e maduro processo de 40nm da TSMC, sendo que a geração baseada na arquitetura Northern Islands chegaria já no processo litográfico TSMC de 28nm.

Comentários