25% das CPU´s Intel terão gráficos integrados até o final de 2010

A Intel informou seus parceiros comerciais que até o final de 2010, 25% de suas CPU´s disporão de processadores gráficos integrados - IGP. 

Tratam-se de CPU´s gravados no processo de 32nm da série Clarkdale, os quais vêm com um processador gráfico - GPU - associado no mesmo encapsulamento, poré, gravado no processo de 45nm.

Esses novos processadores da Intel estão permitindo à gigante norte-americana sediada na cidade californiana de Santa Clara a elevar seus lucros com a venda de tais processadores, tendo em vista que agora ela têm uma GPU integrada (IGP) de qualidade para oferecer.


Essa tendência de integração deve continuar e se aprimorar, com o lançamento, no primeiro trimeste de 2011, dos processadores baseados na nova arquitetura Sandy Bridge, compostos de CPU de dois (dual-core) e quatro (quad-core) núcleos de processamento associados de forma monolítica à um processador gráfico em um processo de gravação de 32nm.

O futuro próximo para a linha de processadores da Intel aponta para um predomínio de CPU´s com processadores gráficos integrados (IGP), e isso é uma excelente notícia para a Intel, tendo em vista que representa melhores margens de lucro.

Fonte: FDZ

Comentários