Teste Notebook HP Pavilion DV4-2090BR Intel Core i5-430M - ATI Radeon HD4550

O Notebook Pavilion HP DV4-2090BR é baseado na nova família de processadores móveis Intel Core i5, sendo equipado com o Intel Core i5-430M, que opera a 2.16ghz e tem 3MBytes de cache.

Trata-se de um processador Dual Core (dois núcleos de processamento), porém com a tecnologia HT (Hyper-Threading), que simula mais dois núcleos virtuais, fazendo com que o sistema operacional (Windows 7) indique a presença de 4 núcleos de processamento.

Essa tecnologia Hyper-Threading foi introduzida pela  primeira vez nos processadores Pentium 4, e, no começo de sua implantação ocorreram muitos problemas, pois o Windows não estava preparado para lidar com núcleos físicos e reais, levando, em alguns casos, até mesmo à redução da performance do PC com o recurso ativo.



Na geração posterior da Intel, a linha Core 2 Duo, a tecnologia não foi aplicada, exceto nos processadores Atom. Retornou, porém, com o lançamento dos processadores baseados na arquitetura Nahalem. Bem mais evoluída e aperfeiçoada, e, também, contando com aperfeiçoamentos importantes por parte do Windows 7, que é um sistema completamente otimizado para lidar com múltiplos núcleos de processamento, como também sabe diferenciar entre um núcleo virtual e um núcleo real.


Memórias - 6GBytes DDR3
O Notebook HP DV4-2090BR é equipado com 6GBytes de memórias DDR3, o que chega a ser um exagero, tendo em vista que 4Gbytes já é uma quantidade suficiente para uma operação rápida do Windows 7. De qualquer forma, existem aplicações que usam bastante memória, e, nesse caro, os 2GBytes adicionais podem fazer diferença.








Processador - CPU Intel Core i5-430M

Apesar de o gerenciador de tarefas do Windows indicar 4 núcleos de processamento para este processador, não são 4 núcleos reais de processamento, mas 2 núcleos reais, e mais 2 núcleos virtuais, criados pela tecnologia HT.

O processador Intel Core i5-430M dispõe também da tecnologia Turbo Boost, que acelera a frequencia de operação dos núcleos, no caso em que apenas um dos núcleos estão sendo solicitado, o que é de grande ajuda para aplicações que não estão otimizadas para operar com múltiplos núcleos de processamento.

Intel Core i5-430M é baseado na última arquitetura da Intel (Nahalem, núcleo Westemere) e no último processo de fabricação de 32nm.



Intel Core i5-430M vem com uma placa gráfica integrada Intel HD Graphics e um controlador de memória DDR3 de 1066 MHz. Ambos os componentes (CPU e processador gráfico) estão juntos no mesmo encapsulamento, porém separados lá dentro, pois o CPU é gravado no processo de 32nm, e o processador gráfico ainda no processo de 45nm.

O desempenho do Intel Core i5-430M, graças aos aperfeiçoamentos incorporados, é muito superior ao verificado em qualquer Intel da linha Core 2 Duo, Pentium Dual Core e AMD Turion. Apesar de não ser o modelo de processador móvel mais potente da Intel, seu nível de performance já é excepcional.

Outra inovação dos núcleos de 32nm da geração Westmere é a inclusão de instruções específicas para acelerar o processamento de instruções de encriptação AES-INI, porém estas instruções estão desativadas no Intel Core i5-430M.

Consumo de energia

O consumo de energia do Intel Core i5-430M é de 35 Watts (TDP), mas este valor não incorpora o consumo do processador gráfico (GPU). Sendo assim, o consumo geral do sistema será maior que 35W, o que significa que a duração das baterias será um pouco menor em relação, por exemplo, ao HP DV4 2030BR

Entretanto, mesmo assim, pelo fato de o Intel Core i5-430M ser fabricado na tecnologia de 32nm, o seu consumo é inferior ao verificado na linha de processadores Intel Core 2 Duo.

Instruções de virtualização

Outro aspecto a se considerar em relação aos processadores Intel Core i5-430M é que eles dispõem de instruções virtualização.


As instruções de virtualização são fundamentais com o advento do Windows 7, que vem com a possibilidade de se rodar um Windows XP virtual dentro dele, para o caso de aplicações que são incompatíveis ou não foram adaptadas para rodar no Windows 7. Nessa situação, um processador que disponha de instruções de virtualização permitirá o uso da máquina virtual Windows XP dentro do Windows 7 de forma muito mais rápida.

Processador gráfico ATI Mobility Radeon HD4550


Características:
  • 242 milhões de transistores, fabricados no processo de 55nm
  • Microsoft® DirectX® 10.1 
  • OpenGL 3.2 support
  • GDDR3/DDR3/DDR2 
  • PCI Express 2.0 x16 bus interface
  • 80 Stream Processores
  • 12x de filtragem anti-aliasing (CFAA) e filtragem anisotrópica de alta-performance
  • ATI Avivo™ HD video 
  • Unified Video Decoder 2 (UVD 2) para Blu-ray™ e HD Video
  • DVD Upscaling
  • Dynamic Contrast
  • Built-in HDMI with 7.1 surround sound support
  • DisplayPort™ with audio
  • Shader Model 4.1
  • 32-bit floating point texture filtering

Apesar de o Intel Core i5-430M dispor de um processador gráfico integrado Intel Graphics Media Accelerator HD (GMA HD), o HP Pavilion HP DV4-2090BR não o usa, tendo em vista que é equipado com uma placa gráfica discreta (off-board) ATI Mobility Radeon HD4550



Desempenho Benchmark´s

Índice de Experiência do Windows


Windows 7 dispõe de um sistema de informações de desempenho da máquina, conhecido como WEI (Windows Experience Index). O próprio Windows faz um diagnóstico do hardware no qual está instalado e classifica (notas de 1 a 7,9) os componentes do computador (processador, memórias, processador gráfico, hard-disk). Ele fornece notas específicas para cada componente, e também dá uma nota geral para o computador (que, na realidade, é a menor nota obtida por qualquer dos componentes testados).



WPrime - 32M


O Wprime é um aplicativo para fazer testes de performance em CPU. Trata-se um um teste simples e eficiente para se avaliar o desempenho de processadores de múltiplos núcleos de processamento, como é o caro do Intel Core i5-430M que equipa do HP DV4-2090BR.

Basicamente, o que o WPrime faz é executar uma quantidade enorme de cálculos matemáticos, distribuindo-os entre os núcleos de processamento. Ao final, ele mostra o tempo em que esses cálculos foram concluídos. Sendo assim, quanto menor o tempo obtido, mais rápido será o processador.







Sistema Operacional - Windows 7 Professional

O HP DV4-2090BR vem com o novo e elogiado (com razão) sistema operacional da Microsoft: o Windows 7. A versão Professional 64 bits é uma excelente escolha, pois permite o aproveitamento total dos 6GBytes de memória de memórias DDR3, e ainda dispõe interface AERO, que torna a aparência da área de trabalho muito mais interessante.



Especificações Técnicas


Características do sistema
Sistema operacional instaladoWindows® 7 Professional autêntico 64 bit
Tipo de processadorIntel® Core™ i5-430M
• 2,26 GHz 
Memória
Memória6 GB DDR3 1066 MHz 
Memória máximaAté 8 GB
armazenamento
Unidade de disco rígido500 GB Serial ATA 7200 rpm 
Tipo de unidade óticaLightscribe Blu-Ray ROM SuperMulti DVD±RW com suporte para camada dupla
Gráficos
Tamanho da telaTela Widescreen HD BrightView WXGA HP de 14,1"
Resolução do visor1280 x 800
Cartão gráficoATI Mobility Radeon™ HD 4550
Características de expansão
Portas de E/S externas3 portas USB 2.0, terceira porta compartilhada com eSATA, 2 saídas para fone de ouvido, 1 entrada para microfone, HDMI, 1 VGA (15 pinos), eSATA + USB 2.0, 1 RJ-45 (LAN), 1 porta 3 para expansão de notebook, 1 Consumer IR (receptor de controle remoto)
Slots1 slot ExpressCard/54 (também suporta ExpressCard/34)
Dispositivo de cartões de memóriaLeitor de cartões de memória 5 em 1 integrado, para cartões Secure Digital, MultiMedia, Memory Stick, Memory Stick Pro, or xD Picture cards
Dispositivos de Multimédia
Controle remotoControle remoto móvel HP
WebcamAcabamento HP Moonlight Imprint, webcam HP com microfone digital e leitor de impressões digitais integrados
ÁudioSom premium SRS
Alto falantes e microfoneAlto falantes Altec Lansing®
Dispositivos de Entrada
MouseTouchPad com botão de Liga/Desliga e rolagem dedicada vertical para cima/para baixo
TecladoTeclado 101 teclas compatíveis
Comunicações
Interface de redeRede local 10/100/1000 Gigabit Ethernet externa
Capacidade sem fiosRede wireless Bluetooth®
Dimensões e peso
Peso do produto2.36 kg
Dimensões do produto (L x P x A)334 x 240 x 34 (altura minima) / 40 (altura máxima) mm
Alimentação
Tipo de fonte de alimentaçãoAdaptador AC 65 W
Tipo de bateriaBateria de íon de lítio de 6 células de alta capacidade
Itens incluídos
Garantia1 ano de garantia limitada em hardware, inclui componentes e mão de obra
Software incluídoTeste de 60 dias do Symantec Norton Internet Security™ 2010, HP Support Assistant/HP PC Recovery/Leitor de impressão digital Digital Persona®/HP Advisor/Proteção de disco rígido HP ProtectSmart, HP MediaSmart
HP Webcam/Galeria de fotos do Windows Live™/Cyberlink DVD Suite/Adobe® Reader
Adobe® Flash/HP Games fornecido por Wild Tangent, Microsoft® Works/Teste de 60 dias do Microsoft® Office 2007 Home & Student, Microsoft® Silverlight/Sun® Java, HP Set Up, HP Quick Web/Windows Live™ Messenger
Windows Live™ Mail
Windows Live™ Writer/Skype/Barra de ferramentas do MSN/Microsoft® Portal/Accellor (Broadband Aggregator em Configuração HP)


Conclusão

O notebook Pavilion HP DV4-2090BR é equipado com o que há de melhor em termos de hardware: CPU Intel Core i5-430M e GPU ATI Mobility Radeon HD4550. Claro, existem processadores Intel Core i5 e Core i7 mais rápidos que o Intel Core i5-430M, como também existem placas gráficas, tanto da ATI, quanto NVIDIA, mais rápidas que a ATI Mobility Radeon HD4550. Entretanto, a combinação desses dois componentes no Pavilion HP DV4-2090BR é extremamente equilibrada.

Em termos de qualidade de acabamento também não há o que reclamar: o tradicional (e elevado) padrão encontrado nos produtos da HP, com materiais de excelente qualidade e agradáveis ao toque. A decoração é discreta e não apela para recursos de decoração visuais discutíveis vistos em alguns outros equipamentos.


Enfim, o Notebook Pavilion HP DV4-2090BR é um equipamento premium, de preço relativamente elevado, mas que retorna o investimento não só em qualidade de acabamento, mas também em performance gráfica, graças à ATI Mobility Radeon HD4550, e desempenho com dados excepcional - obra do Intel Core i5 430M - e, ainda, sendo muito eficiente do ponto de vista energético.

Comentários

  1. Novamente o Aero derrubou a pontuação básica. ¬¬
    Isso tem muito a ver com as tecnologias não tão atuais pelo jeito. Ficou 4 pontos acima da HD 4200.

    Excelente processador. A pontuação do HD também prejudica um pouco o resto dos componentes que levaram 6, tem que inventar um RAID para notebook também, enquanto os SSDs ainda custam muito caro.

    Acho bom que o notebook venha com 6 GB, em um teste com o The Sims 3 no meu dv4-2014br, a memória livre (sem nada) ficou somente nos 3 MB, claro que tinha a disponibilidade de 1615 MB, apesar disso influenciar em quase nada, um notebook de 6 GB não vai precisar ficar apagando a memória como o de 4 GB e já vai estar preparado para aguentar um pouco mais de tempo antes do upgrade para os 8 GB.

    Ótimo artigo, só faltou dizer o preço. No BuscaPé o preço das lojas pesquisadas foi de R$ 4.492 a R$ 4.999, eu particularmente não compraria nem que tivesse os 5 mil porque eu não iria usar o Blu-ray e nem o Windows 7 Profissional, só se viesse com uma tela maior que 15 polegadas e com resolução 1080p.

    ResponderExcluir
  2. @kazuo, então, primeiro obrigado pela correção. Eu tinha colocado o SO como Windows Home Premium, e com o seu comentário, corrigi, e já coloquei o Professional.
    Sobre o preço, ocorre o seguinte. Eu tinha um preço de R$ 2.9K para esse notebook no sábado, em uma loja da HP. Só que depois, o Dalton colocou no post do 2014BR que tinha pesquisado o 2090BR e tinha achado por 4.9K, o que eu achei caro.
    Então achei melhor não colocar o preço por enquanto atá confirmar esse valor que eu tenho. Vou voltar na loja no próximo final de semana e ver se o preço está mantido.
    De qualquer forma, é uma baita máquina.
    []s.

    ResponderExcluir
  3. No Zoom do INFO Online eles dizem que essa máquina está saindo por 5 mil reais, claro que esse é o preço padrão recomendando para as lojas, muitas lojas online vendem abaixo desse preço, mas acredito que seja o preço certo já que ela apresenta uma ótima configuração, por mais que os notebooks já estejam quase encostado nas vendas com os desktops no Brasil, o preço ainda está longe demais de ser o mesmo para ambos.

    Por 2.900 reais esse notebook entra no melhor "custo x benefício" ao meu ver.

    Para encerrar, uma única crítica a HP, até mesmo nesse modelo a webcam funciona somente a 640 x 480 (VGA/0.3MP), para mim é o ponto mais negativo, deveriam equipar uma câmera que pelo menos capture em 720p.

    ResponderExcluir
  4. Hendrikus J. Bonda6 de junho de 2010 08:25

    Para mim o ponto negativo é o fato de não poder usar um Windows XP Pro pois o Windows7 é muito prejudicado pois não aceita todos os aplicativos, a menos que alguém me dê uma dica. A CAM tbm é muito fraca, poderia ser uma de melhor qualidade.

    Tirando esse ponto negativo, eu acho essa máquina maravilhosa, vale o preço.

    ResponderExcluir
  5. Hendrikus J. Bonda7 de junho de 2010 22:56

    Olá a todos,
    Alguém pode me dar mais info sobre a possibilidade de rodar um Windows XP Pro 64 bits neste computador? Estou entedeado pelo fato de não poder rodar alguns dos meus programas que me fazem muita falta. Me escrevam para------ hendrikus7@yahoo.com--------

    Obrigado gente, muito mesmo.
    Hendrikus

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse notebook em casa, e posso dizer que realmente ele é show! o unico porém é a sua webcam ser de resolução muuuiiitttooo baixa (IMAGEM MUITO RUIM, notebooks CCE tem imagem megor).
    No mais roda tds aplicativos com segurança e alta performance.
    Como diz a reportagem...um notebook EQUILIBRADO.

    ResponderExcluir
  7. Alguem ae teve o mesmo problema que eu? O notebook esquenta muito, pois incrivelmente o seu cooler e embaixo. Além das altas temperaturas de mais de 60º, meu processador constantemente chega aos 100% de processamento, já tentei de tudo porém de nada adiantou a não ser alguns poucos dias e depois o problema retornou. Meu email é taciomedeiros@gmail.com. Caso alguém possa me ajudar ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse notebook e uso no trabalho com AutoCAD e em casa com jogos como Dragon Age. O que tenho a dizer é que ele nunca esquentou demasiadamente, nunca travou (simplesmente não trava), nunca me deixou na mão. Muito rápido, bonito, versátil. A tela é no tamanho padrão (ideal), o teclado é incrivelmente gostoso de teclar, o touch mouse é muito sensível, o blue-ray é fantástico para ligar em hdmi na TV, o light scribe nunca usei, a câmera é porqueira mesmo, o que posso dizer mais... os botões de som, wireless/Bluetooth sensíveis ao toque são fantásticos, e ele vem com reconhecimento de digitais para loguin. Só não sabia dessa terceira usb, descobri aqui no site. Parabéns.

    Esse notebook é perfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.