Teste / Análise: notebook ASUS G51J-3D vem com suporte ao NVIDIA 3D Vision e Intel Core i7

O Notebook ASUS G51J-3D é um dos primeiros notebooks que tem a capacidade de exibir imagens 3D em seu display LCD de 120Hz, desde que usando os óculos 3D da Nvidia Vision.

Trata-se de um notebook com uma configuração de elevadíssima performance: processador Intel Core i7 de 4 núcleos e capacidade de processar 8 threads simultâneas, associado a uma placa de vídeo NVIDIA® GeForce GTX260M com 1GB DDR3 memória de vídeo dedicada. 


O sistema de áudio é composto por alto-faltantes Altec Lansing®. O sistema operacional usado é o Windows 7 de 64 bits.


Apesar de ser o primeiro notebook com suporte para 3D estereoscópico utilizando os óculos NVIDIA 3D Vision, é possível também jogar no modo 2D a 120Hz sem problemas, caso seja do interesse do usuário. Entretanto, quando se ativa o modo 3D, a performance gráfica se reduz em aproximadamente 30%, tendo em vista que a carga de processamento fica bem mais elevada.

Veja o comparativo da pontuação 3DMark06 obtida com o modo 3D ativo, e com ele desabilitado.


Design

O desenho do ASUS G51J-3D é muito agradável e atraente, além de incorporar um extenso conjunto de funcionalidades e dispor de um hardware bastante poderoso. Junto com o laptop vem um bagpack que permite transportá-lo facilmente, juntamente com todos os acessórios adicionais, que incluem não apenas os óculos 3D Vision, mas também um mouse no formato Razer Abyssus.



Especificações Técnicas

  • Processador Intel Core i7-720M (processador quad-core 1,6ghz - 2,8Ghz)


Trata-de de um dos mais poderosos hardwares de notebook, o que permite a este notebook não rodar qualquer tipo de jogo, como também lidar com a carga adicional representada pela ativação do modo 3D.



O display é de 15,6 polegadas, formato 16:9, retroiluminado por LED´s resolução de 1366 × 768 (HD-ready), mas não Full HD. O não suporte à resolução Full-HD é adequada tendo em vista que, apesar de a Nvidia GeForce GTX260M ser uma placa de vídeo móvel bastante poderosa, ela pode ter alguns problemas de para gerir altas taxas de quadros por segundo em resolução Full HD, especialmente se for acionado o S3D na fórmula.

A resolução em 1366 x 768 também mostra-se adequada ao monitor de 15,6", tendo em vista que o uso do 1920 × 1080 pixels em um computador portátil de 15 polegadas pode trazer alguns problemas como ícones muito pequenos e também causar alguma queda de performance com o modo 3D ativo. O display LCD como tem uma taxa de atualização de 120Hz, mas é possível alterá-la para 60, 100, 110 e 120Hz.



Índice de Experiência do Windows

O Windows Experience Index 7 dá uma idéia do nível de hardware deste notebook ASUS G51J-3D, É interessante ver que a classificação geral é um pouco mais baixa - 5,9, mas isso é decorrente das unidades de disco um pouco lentas, sendo que todos os outros resultados mostram uma nota mais elevada.


Performance em games
  • Need for Speed Shift (High) 30,3FPS
  • Anno 1404 (Ultra High) 42 FPS
  • The Sims 3 (High) 89 FPS
  • F.E.A.R (high) 69FPS
  • GTRA IV (high) 36,7 FPS
  • Left for Dead (High) 92 FPS
  • Far Cry 2 (High) 49 FPS
  • Crysis Warhead (Low) 77 FPS
  • RaceDriver GRID (High) 55 FPS
  • Call of Duty - MW (High) 72 FPS
  • Crysis - CPU Bench (High) 36 FPS
  • World in Conflit (High) 40 FPS
  • World of Warcraft (High) 51,8 FPS


Conclusão

A ASUS inova ao a primeira solução móvel 3D estereoscópica em 120Hz e óculos 3D Vision. O sistema como um todo é bem projetado, poderoso em termos de desempenho e oferece algumas características interessantes. Claro que todo esse poder tem um preço, e ele não é baixo, mas para quem precisa de potência e mobilidade juntas, então este notebook pode ser a solução.

Fonte: 3D-Vision

Comentários

  1. Renato, sensacional o seu site: http://worldofbit.com/wob/

    Quanto ao ASUS ROG, eu só acho que a ASUS pecou em um aspecto: no lugar da GTX260M, eu acho que deveria vir uma ATI Radeon HD5870M. Na realidade, esse notebook já existe: G73JH, mas, como a ATI ainda não tem suporte a 3D estereoscópico, então, quem quer experiência 3D no notebook, fica limitado às GPU da NVIDA. Entretanto, o suporte 3D da ATI já vai sair em breve, conforme anunciado na GDC 2010.

    http://www.noticiastecnologicas.com.br/2010/03/amd-anuncia-seu-open-stereo-3d-o.html

    []s.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mendez,

    Fico feliz em saber que gsotou do meu blog, lembrando que sou responsável também pelo http://woblinks.net Quanto ao notebook, fico ansioso por uma máquina concorrente, com chipset ATI e processador AMD à altura. Vale lembrar também que a HD5970 já está no mercado.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Renato, www.woblinks.net então é uma iniciativa SENSACIONAL. Coloco meus links lá direto. Muito bom mesmo, parabéns.

    Agora, em breve a AMD terá os Phenom II X3 e X4 para notebooks, ainda este ano, então, junto com as ATI Mobile Radeon, será uma plataforma poderosa para games também. Acredito que saiam no segundo semestre, o que deve colocar uma pressão baixista nos preços dos Notebooks baseados na plataforma Intel Core i3, i5 e i7.

    E, claro, também quero ver um notebook com um Phenom II X4 Mobile e uma HD 5870M com suporte Open 3D Stereo, será matador, e em condições de concorrer com estes.

    []s.

    ResponderExcluir
  4. pessoal todo mundo falou sobre amd em pespectiva de concorrer. entao vale dizer que a nvidia tem o melhor produto no momento, ate lançar isso tudo que voces dizem a nvidia vai estar ainda na frente, mas gostaria de ver tbm o amd. mas tenho certeza que não ira bater de frente com qualquer um projetado pela nvidia. algumas solucoes graficas das 2 plataformas são incriveis mas a nvidia sempre foi alem de suas espectativas, não importa gb ou ddr mas qualidade o que ela sempre mostrou ter. mas nao sou fa de alguma marca apenas prezo o melhor. quero ver briga mesmo. assim a concorrencia aumenta e tecnologia tambem... estou querendo pegar um desses... encontrei no brasil com 2 anos de garantia a 4.500

    ResponderExcluir
  5. sobre essa taxa de hd tem 3 opcoes de hd em que pode se dar o melhor de nota.... hd simples ou hd duplo com 5200 ou 7200.. entao temos que rever essa nota ae.. pq com 2 hd de 7200 rpm essa maquina bate ate na minha vo!!! rs

    ResponderExcluir
  6. ESTOU QUERENDO COMPRAR ESTA MÁQUINA. EM LOJA AQUI NO BRASIL. ALGUÉM PODE ME INFORMAR UM LOCAL DE VENDA?
    DESDE JÁ ANTECIPO AGRADECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  7. Este notebook não é vendido oficialmente pela ASUS no Brasil, sendo assim, não é possível indicar qualquer loja que possa vendê-lo de forma "segura" (leia-se: dentro das normas legais, e com garantia).
    Adianto que se houver indicação de "meios alternativos" de venda, eu iriei deletar o comentário.
    O teste foi colocado apenas para conhecimento.
    []s.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.