Radeons High-End: ontem e hoje

As AMD Radeon HD 5870 e HD 5970 são, hoje, placas muito diferentes daquelas que vimos na época de seu lançamento, em setembro e novembro do ano passado.

Passados mais de seis meses, e várias atualizações de drivers depois, são placas mais rápidas, estáveis e com mais recursos. Se, no desenvolvimento das Fermi, a NVIDIA estiver trabalhando com os níveis de performance das Radeons em setembro e novembro de 2009, ela terá problemas.


A NVIDIA sustenta que as GeForce GTX 400 Series são mais que uma placa de vídeo para games, entretanto, para a maior parte dos gamers, isso não importa. As GTX480 e GTX470 serão avaliadas na forma como elas se comportam em games, e os gamers irão decidir com base nos números dos games que jogam.



Tessellation de altíssima performance, números vistosos de Folding@Home e suporte ao CUDA não irão ajudar em nada nos games que jogamos hoje. Portanto, antes de verificarmos como se comportam as GTX400, vamos ver a evolução da performance das Radeon HD5870 e HD5970, ao longo dos últimos seis meses.



Como se pode ver, a HD 5870 e a HD 5970 são muito diferentes, hoje, daquelas testadas no lançamento. Atualizações mensais de drivers promovem pequenos ganhos de performance. Quando se comprara de um mês para o outro, observa-se um FPS aqui, outro lá. Mas, ao se comparar o driver de março de 2010 com o do lançamento, os pequenos incrementos se transformam em uma grande evolução ao longo dos meses.

Portanto, quando estiver lendo os reviews das NVIDIA GeForce GTX470 e 480 que irão sair nos próximos dias, a coisa mais importante a se observar serão os drivers que as pessoas estão usando para testá-las: as GTX400 e GTX200 devem estar com os drivers 197 da NVIDIA. Para os modelos ATI Radeon, observe se estão usando o ATI Catalyst 10.3 ou o 10.3a Preview Driver.

Fonte dos dados: TweakTown

Comentários