Performance 3D: ATI Radeon HD4890 x NVIDIA GeForce GTX260

Para aqueles que querem usufruir de uma experiência 3D em jogos e em filmes no PC, existem basicamente três drivers disponíveis no mercado: Nvidia GeForce 3D Vision driver, iZ3D's 3D display driver, e DDD's TriDef Experience.


A Nvidia é a única fornecedora de drivers 3D que também fabrica placas gráficas e óculos 3D. Os drivers da NVIDIA, porém, são proprietários e só funcionam em placas gráficas GeForce.

iZ3D's Stereoscopic Driver

A iZ3D também é uma empresa que vende monitores 3D. Entretanto, a empresa também desenvolveu seu próprio driver de game 3D que permite a experiência 3D em uma vasta gama de monitores 3D disponíveis no mercado, e ele não faz distinção de hardware: roda tanto em Radeon quanto em GeForce. Entretanto, ele tem um custo: US$ $49.99 dólares a licença.

Uma limitação do iZ3D driver é que ele somente funciona com DirectX9 e OpenGL, sendo que DirectX 10 e 11 não são ainda suportados. Isso não tão ruim quanto parece tendo em vista que os jogos modernos, como o Crysis, rodam também em DirectX9.



A iZ3D e a AMD formaram uma parceria e a iZ3D oferece seus drivers gratuitamente para clientes AMD que pretendam usá-lo em monitores de televisão DLP.

Digital Dynamic Depth's TriDef 3D Stereoscopic Driver

Digital Dynamic Depth (DDD) é uma empresa que não produz hardware. Da mesma forma que o iZ3D, o driver 3D da DDD funciona tanto em Radeon quanto GeForce, e permite trabalhar com múltiplos monitores 3D. O TriDef 3D Experience software suite custa US$49.99, em um pacote que inclui o driver, um player 3D e uma aplicação para transformação de fotos para o formato 3D.


A AMD anunciou recentemente sua estratégia para oferecer à indústria uma alternativa aberta ao Nvidia's 3D Vision, e que funcione em placas gráficas Radeon. A AMD pretende atualizar seu Direct3D driver para permitir compatibilidade com middleware de terceiros como iZ3D, DDD, CyberLink, e ArcSoft.

Para saber a performance dessas soluções em situação de jogo, o Tom´s Hardware promoveu um comparativo da NVIDIA GeForce GTX260 contra a ATI Radeon HD4890 para avaliar a performance em jogos 3D usado tais soluções. Alguns resultados você confere abaixo.








Comentários

  1. tom s hardware é muito fake, no desenpenho das placa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.