Nova geração AMD/ATI Radeon HD6000 será gravada em 40nm?

As últimas informações acerca da nova geração de placas gráficas da AMD/ATI, a série Radeon HD6000, dão conta que essas novas GPUs serão gravadas no processo litográfico de 40nm da TSMC

Em termos de arquitetura, as Radeon HD6000 serão um híbrido das atuais Radeon HD5000 (Evergreen) com componentes da nova arquitetura, denominada "Northern Islands".

As informações sobre arquitetura são ainda escassas no momento, mas parece que a AMD irá usar o novo uncore projetado para a geração "Northern Islands" e colocará os shaders da Evergreen (HD5000) nele. Esse modelo híbrido é conhecido como "Southern Islands".

A AMD estaria adotando essa medida conservadora - manter o processo de 40nm - em função dos problemas decorrentes com os novos processos litográficos de 32nm e 28nm da TSMC. O processo de 40nm já é conhecido e está amadurecido, pelo menos no âmbito da ATI. 

Isso significa menores riscos de problemas e uma rápida colocação no mercado. Espera-se que as novas AMD Radeon HD6000 cheguem ao mercado antes do final do ciclo de colocação de todas as placas gráficas da NVIDIA baseadas no GF100 e derivados.

Comentários