GPGPU: AMD HD5970 é 17 vezes mais rápida que um Intel Core i7 980X EE

GPGPU (General-Purpose computation on Graphics Processing Units) é o termo adotado para o uso de GPUs em uso geral de computação. As GPUs foram inventadas pela NVIDIA, ainda na década de 90, com finalidade de processamento de gráficos de jogos 3D. 

Com o passar do tempo, percebeu-se que o poder de processamento das GPU (Unidades de Processamento Gráfico) poderia ser usado para outras finanalidades além dos jogos de computador, tais como processamento de cálculos matemáticos, aplicações científicas, etc.

A empresa russa ELCOMSOFT, por exemplo, usa GPGPU em seus aplicativos de auditoria de segurança de sistemas, e que são usados para testar a força de chaves de acesso (passwords). Esses softwares geram milhares de senhas de acesso por segundo para determinar o tempo em que uma senha pode ser quebrada. Quanto maior a quantidade de senhas geradas por segundo, menor o tempo em que uma determinada senha será quebrada.

A ElcomSoft, que tem entre seus clientes organizações como a Interpol e a CIA, é a primeira empresa a suportar simultaneamente GPU´s da NVIDIA e ATI, estabelecendo um novo patamar de desenvolvimento para esse tipo de aplicação.

A Elcomsoft já oferece duas aplicações com aceleração por GPU com suporte às AMD Radeon Séries 4000 e 5000: Elcomsoft iPhone Password Breaker, que permite a quebra da senha de proteção dos backups dos iPhone 2G, 3G, 3GS e iPod Touch 1, 2, 3.

Trata-se da primeira aplicação que dispõe de aceleração por GPU para quebra de senhas de iPhone. A aplicação da Elcomsoft recupera a senha de criptografia que protege as listas de endereços, logs de chamadas, arquivos SMS, calendários, imagens da câmera, correio de voz, configurações de conta de e-mail, aplicações, histórico de navegação Web e cache.

Outra aplicação é a Elcomsoft Wireless Security Auditor, que permite aos administradores de rede verificar o nível de segurança de suas redes sem fio. O software trabalha gerando milhares de tentativas por segundo (centenas de milhares, caso se use uma AMD Radeon Série 5000) de quebra de senhas WPA/WPA2-PSK.

Segundo a com a companhia, a série AMD/ATI Radeon HD 5000 oferece até 20 vezes mais performance quando comparadas aos processadores (CPU) top de linha Intel Core i7, e são até 2 vezes mais rápidas que uma solução baseada em quatro GPU´s NVIDIA Tesla.



Usando Wireless Security Auditor da ElcomSoft em uma AMD/ATI Radeon HD 5970 é possível gerar mais de 100.000 senhas por segundo. Como comparação, um sistema baseado em quatro Tesla C1070 consegue 52.400 senhas por segundo. Uma CPU Intel i7 920, que roda a 2.66 GHz e é capaz de processar até 8 threads simultâneas, pode calcular 4000 senhas por segundo, ou seja, 25 vezes mais lento que uma AMD/ATI Radeon 5970. O mais poderoso CPU da Intel, o Core i7 980X, de seis núcleos a 3.33 GHz, não consegue superar 6000 senhas por segundo, mesmo dispondo do set de instruções de criptografia AES-NI.

Dessa forma, não será surpresa que as aplicações baseadas em GPU irão progressivamente substituir os caros sistemas baseados em Intel ou AMD Opteron no próximo ciclo de atualização desse tipo de plataforma.



ElcomSoft desenhando para NVIDIA CUDA, mas é mais rápido com uma placa ATI

O aspecto interessante dos sistemas da EMLSOFT é que suas aplicações são baseadas no padrão CUDA de GPGPU, da NVIDIA. Entretanto, a simplicidade dos códigos CUDA permitiu habilitar uma versão da aplicação para rodar em uma GPU AMD/ATI e, assim, conseguir ultrapassar a barreira de 100.000 passowors por segundo - um número que as autoridades de segurança irão apreciar.

Ou seja, a AMD Radeon HD 5970 tem uma performance avassaladora em aplicações desenhadas para rodar no concorrente CUDA. Interessante, não?



O modo de criação de software da ElcomSoft é muito similar ao desenvolvimento de games: colocam uma AMD Radeon e uma nVidia GeForce no mesmo sistema, e fazem a comutação entre uma GPU e outra quando é necessário.

Fonte: BSN

Comentários

  1. Legal, a única coisa que incomoda é o preço da HD 5970, e as fabricantes ainda vem com versões especiais como a ASUS ROG Ares que promete ser cerca de 30% mais rápido que a original com o preço muito maior do que ela tem a oferecer. Se essas versões especiais um dia vieram pro Brasil, não vou me surpreender se elas custarem 3.500 reais.

    ResponderExcluir
  2. Kazuo, é verdade que o preço é caro, entretanto, se for para o uso exclusivo de games de computador, uma HD5970 é um tremendo exagero. Não tem jogo que faz essa GPU pedir água. Na realidade, até mesmo a HD5870, que é metade de uma HD5970, já é tão obscenamente rápida, que é desperdício de dinheiro usar uma placa dessas, a não ser que você pretenda jogar em um monitor de 30" Full HD.
    Para monitores normais, de 19", 22" e até 24", uma HD5770 já é mais do que suficiente.
    Então, o uma HD5970, acredito, é mais indicada para quem usa aplicações GPGPU. O aspecto interessante é que a Macromédia irá colocar suporte ao ATI Stream e ao NVIDIA CUDA em seus produtos. Será excelente ver um Photoshop rodando em uma HD5970, fazendo coisas 20 a 30 vezes mais rápido que uma CPU. Para quem trabalha com edição de vídeos será um excelente investimento.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom, reconheço que é um exagero, mas sobre os monitores, hoje é possível comprar um de 23" 1080p 2ms por menos de 700 reais, por isso a tendência é que rodar jogos em 1080p seja cada vez mais comum entre gamers nos próximos anos e com isso ocorre a necessidade de adquirir placas cada vez mais poderosas, a HD 5970 ainda não é a placa ideal pelo seu preço excessivamente alto, mas quem sabe na geração 7000 isso não melhore, me perdi no assunto. -.-'

    Sobre a GPGPU, acho legal que isso esteja dando certo, ao que entendo dessa tecnologia, é uma coisa que vai trazer mais benefícios para profissionais, fico feliz porque eu não tenho muito interesse em voltar aos desktops.

    Bom, vou dormir porque acho que o sono está me afetando (kkkkkkkkkkkk), falei tanta coisa off aqui, mas gostei do artigo, a comparação com o Core i7 980GX foi interessante.

    ResponderExcluir
  4. "As Placas Gráficas foram inventadas pela NVIDIA..."
    Tá loco?
    As placas gráficas existem há muito tempo, e as aceleradoras gráficas 3D foram criadas pela 3dfx, a nVidia nem existia na época. Depois a nVidia comprou a 3dfx...

    ResponderExcluir
  5. "As placas gráficas existem há muito tempo, e as aceleradoras gráficas 3D foram criadas pela 3dfx, a nVidia nem existia na época. Depois a nVidia comprou a 3dfx..."
    .
    Dá uma olhada aqui:
    http://www.nvidia.com/object/nv_ftc_technology.html
    "Q. What is a GPU?
    A. GPUs, or graphics processing units, are specialized processors first developed by NVIDIA in 1999. "
    .
    Ou seja, é a própria nVIDIA que afirma que as GPU´s foram desenvolvidas por ela mesma em 1999. Não acho que a nVIDIA seja louca.
    []s.

    ResponderExcluir
  6. Amigo o termo "GPU" foi criado pela nVidia.
    Dá uma pesquisada que tu vai ver que a história das placas gráficas 3D no PC teve início com a 3dfx, usando uma API proprietária chamada Glide...

    []s

    ResponderExcluir
  7. Ok, mudei o termo "placas gráficas" para GPU, aí acho que fica correto, pois a NVIDIA foi quem, de fato, inventou as GPU.
    O que a 3DFX fazia não era uma GPU , pois, apesar de ter a função de aceleração de gráficos 3D, ainda deixava muitas tarefas para serem executadas na CPU.
    []s.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.