Fabricantes apresentam as motherboard´s para os AMD Opteron 6000 Magny-Cours

A Supermicro, que é uma fabricante norte-americana de super-servidores, motherborad´s para servidores, entre outros componentes, está mostrando na CeBit (exposição de tecnologia que acontece na cidade de Hannover - Alemanha) a sua linha de produtos baseada na nova série de processadores AMD Opteron 6000 Magny-Cours.

As soluções mostradas vão desde placas-mãe até servidores completos bi (2P) ou tetra-processados (4P).


A motherboard mais poderosa apresentada é a H8GQ6-F, que tem capacidade para acomodar até 4 processadores AMD Opteron 6000 Magny-Cours, cada um deles com 8 ou 12 núcleos de processamento, e 32 slots DDR3 DIMM, que permitem até 512GB de memória RAM (16 GB por módulo).
 

Há ainda 8 interfaces SATA e 8 portas SAS para conexão com sistemas de armazenamento, interfaces de redes de 10 Gbit, controladoras RAID ou adaptadores Fibre-Channel-/Infiniband.


E também existem dois slots PCI Express x16 / x8 (sugestão: um Cross-Fire de HD5970 iria muito bem!).

A H8DGT-HIBQF, também da Supermicro, está preparada para 2 processadorespara e 16 slots DIMM.


A ASUS mostrou sua KGPE-D16, também uma placa dual-socket G34 (nome do socket do AMD Opteron Magny-Cours), com um total de 16 slots DIMM, 6x portas S-ATA e 8x SAS 6G.


Há relatos de que também estão sendo mostradas na CeBit as motherboardas para a plataforma multi-socket da Intel, que será baseada no processador Xeon 7500-série "Beckton", que disporá de 8 núcleos físicos de processamento, cada um podendo processar até 2 threads (através da tecnologia Hyper-Threading), perfazendo um total de 16 threads simultâneas.

Entretanto, as fotos sobre tal sistema estão estritamente proibidos. A Intel deve apresentar sua plataforma Bekton em aproximadamente 1 mês.

Comentários